Meio Ambiente

Encontro Municipal debate temas emergentes e fortalece ações de sustentabilidade

A Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente promove, entre os dias 18 e 21 de junho, o Encontro Municipal de Educação Ambiental 2026, que neste ano terá como tema central “Temas Emergentes em Educação Ambiental”. A iniciativa reunirá educadores, estudantes, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir desafios atuais, compartilhar experiências e fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade no município.

Durante os quatro dias de programação, os participantes terão a oportunidade de acompanhar palestras, debates e atividades voltadas à reflexão sobre questões ambientais contemporâneas, incentivando a construção de práticas educativas capazes de contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa.

De acordo com o secretário municipal do Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, o encontro busca ampliar o diálogo entre diferentes setores da comunidade, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam as políticas públicas de educação ambiental em São Carlos.

“A iniciativa também pretende destacar a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas, à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável”, ressalta Zanquim.

A programação do evento inclui atividades abertas ao público e ações voltadas a profissionais da área, consolidando o encontro como um espaço de integração, aprendizado e mobilização em prol das questões ambientais.

Confira a programação completa do Encontro Municipal de Educação Ambiental 2026:

Dia 18/6 (quinta-feira):

* 8h: Caminhada Meditativa na Trilha da Natureza (DeAEA/UFSCar)

* 14h: Oficina com projeto BioFuturo (CDCC/USP)

* 18h: Café de recepção (Espaço Primavera – EESC USP)

* 19h: Palestras de Abertura (Auditório Jorge Caron/USP) – Roselei Françoso, Júnior Zanquim, Flávia Torreão Thiemann, Mara Lúcia Figueiredo e Antonio Fernando Silveira Guerra

Dia 19/6 (sexta-feira):

* 9h: Mesa de Discussão: Financiamento da Educação Ambiental (Auditório Jorge Caron/USP) – Adinalsa Diniz de Brito, Dr. Flávio Okamoto e Prof. Dr. Frederico Yuri

* 11h: Roda de Conversa da Rede de Educação Ambiental de São Carlos – X Fórum Nacional de Educação Ambiental (REA – SC) – Facilitadores da REA-SC

Dia 20/6 (sábado)

* 9h: Oficina de Biojóias com sementes florestais do Cerrado (EESC/USP)

* 10h: Costurando Histórias Sustentáveis – Reaproveitamento de Tecidos (EESC/USP)

* 14h: Apresentação de Trabalhos (EESC/USP)

* 16h: Apresentação Musical – Grupo Conversa de Botequim (Auditório Jorge Caron/USP)

Dia 21/6 (domingo)

* 14h: Oficina de Fotografia com Diogo Mar (Praça XV de Novembro)

* 15h: Participação na Feira de Economia Solidária: exposição de painéis do evento (Praça XV de Novembro)

Outras informações sobre o Encontro Municipal de Educação Ambiental 2026 podem ser obtidas pelo Link do evento no https://lets.4.events/bilheteria-C23100E69.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Tecnologia
São Carlos recebe, a partir da próxima quarta-feira, 26, mais uma edição do São Carlos […]
Há 2 horas
Saúde pública
A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, […]
Há 2 horas
Solidariedade
A família de Maria José da Silva, de 78 anos, que reside com um filho […]
Há 3 horas