Entidade afro-brasileira comemora primeiro feriado
Semana de Saúde Negra de São Carlos contará com várias palestras voltadas para saúde de homens e mulheres através de várias palestras

Fundada em 1968, há 55 anos, a Câmara Nacional de Participação e Desenvolvimento dos Afro-Brasileiros, que tem sede em São Carlos, está comemorando a decisão do Governo do Estado de São Paulo de decretar o 20 de novembro como Feriado Estadual. Assim, o Dia da Consciência Negra será feriado em São Carlos pela primeira vez.
Para promover o debate de combate ao racismo e de defesa dos direitos humanos, a CNPDAB estará realizando em novembro, a Semana de Saúde Negra de São Carlos, com várias palestras voltadas para a saúde de homens e mulheres através de várias palestras com médicos especialistas em algumas áreas.
O presidente da entidade, João Carlos Cassiano, afirma que sempre torceu por São Carlos aderir as comemorações com o Feriado em 20 de novembro. “Sempre sonhamos e lutamos por isso, mas havia o argumento de que em novembro São Carlos já comemora três feriados neste mês. Para valorizar a data, vamos realizar em São Carlos a I Semana da Saúde da População Negra. Serão realizadas palestras com especialistas em várias áreas”, ressalta Cassiano.
O evento contará com o ex-secretário estadual dos Direitos Humanos Ivair Alves dos Santos, que agora está na Secretaria de Estado da Saúde,, Dra. Berenice Kikushi, vai aflar sobre anemia fosforme, Dr. Celso David Lopes vai falar sobre oftalmologia e também do urologista Elder Polido.
O líder da causa negra diz que foi vítima de racismo aos sete anos de idade. “Aos 12 anos entrei no movimento negro. A luta é forte a não para. Aqui em São Carlos um centro espírita de religião de matrizes africanas foi vandalizado e detonado. A ignorância é muito grande. Eu costumo andar com trajes africanos e muita gente acha que sou pai de santo ou algo assim”, destaca.