18 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Equipe do SIBISC conquista primeiro lugar

Equipe do SIBISC conquista primeiro lugar

A 9ª etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) ocorreu nos dias 22 e 23 de junho

25/06/2024 00h29 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Equipe do SIBISC conquista primeiro lugar FOTO: Os estudantes foram desafiados em modalidades práticas para demonstrar a eficácia de seus robôs autônomos FOTO: Divulgação

 

 

DA REDAÇÃO 

A equipe GROK de robótica do Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos – SIBISC lab conquistou o primeiro lugar na modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – etapa regional e está classificada para a etapa estadual.

A 9ª etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), coordenada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), aconteceu nos dias 22 e 23 de junho, no salão de eventos da área 1 do campus da USP, em São Carlos, e reuniu 180 equipes com alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico, dos sete aos 17 anos.

A OBR tem como objetivo incentivar o aprendizado e o interesse de crianças e adolescentes pela robótica e estimular os jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas. Na competição, os juízes levam em consideração a qualidade da programação dos robôs, a sua estratégia de navegação e a capacidade de criação de soluções práticas em tempo real.

Os estudantes foram desafiados em modalidades práticas para demonstrar a eficácia de seus robôs autônomos (sem operação remota ou direta) com base em conceitos das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Os times são compostos de dois e no máximo quatro alunos. Também é exigida a participação de um professor ou técnico, vinculado ou não a uma instituição de ensino e os níveis de disputa são o nível 1, voltado aos estudantes do ensino fundamental e o nível 2 para os alunos do ensino médio e técnico.

“Com enorme entusiasmo, parabenizamos a todos os membros da equipe de robótica – Grok do SIBISC lab, por sua brilhante conquista na primeira fase da OBR! A dedicação, o trabalho árduo e a paixão pela robótica demonstradas por cada um foram fundamentais para alcançar esse resultado tão significativo”, disse Cilmara Seneme Ruy, diretora do Departamento do SIBISC.

O SIBISC recebeu a conquista com grande entusiasmo e reconhece o talento e a perseverança de todos os envolvidos ao acreditar que com esforço e colaboração, é possível superar qualquer desafio e alcançar grandes feitos, e parabenizou também o bibliotecário Teruo Ouchi, que com muita dedicação, empenho e excelência, está à frente desta jornada.

“Essa conquista não apenas representa um marco importante na jornada da equipe, mas também serve como inspiração para todos que almejam alcançar seus sonhos. Vocês demonstraram que, com persistência e conhecimento, é possível transformar ideias inovadoras em realidade. Estamos confiantes de que a equipe de robótica do SIBISC continuará trilhando um caminho de sucesso, conquistando ainda mais vitórias e elevando o nome da instituição a patamares cada vez mais altos”, completou Cilmara Ruy.

A etapa estadual da OBR, prevista para 17 de agosto na Faculdade de Engenharia Industrial – FEI, em São Bernardo do Campo, será o novo desafio da equipe de robótica do SIBISC, com paixão pela robótica, buscar novos desafios e a superar seus limites. Os melhores do Estado vão competir na final nacional, que será realizada de 11 a 17 de novembro, em Goiânia.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x