Escolas da Rede Municipal de Ensino celebram Dia dos Povos Indígenas
Cronograma foi pensado de forma estratégica, com propostas adequadas para faixa etária dos alunos
No Dia dos Povos Indígenas, celebrado na sexta-feira (19), a Prefeitura de Ibaté desenvolveu diversas atividades na rede municipal de ensino. A programação em alusão à data começou há mais de uma semana em algumas escolas.
O cronograma foi pensado de forma estratégica, com propostas adequadas para a faixa etária dos alunos. São atividades previstas na Base Nacional Comum Curricular que buscam enaltecer a riqueza da cultura indígena e incentivar o respeito à diversidade, especialmente para a valorização dos povos originários.
Durante os últimos dias, os alunos participaram de uma série de atividades que visam aprofundar o conhecimento e o respeito pelos povos indígenas. Entre as ações desenvolvidas destacam-se o uso de jogos e brincadeiras tradicionais, a exploração de lendas, histórias e contos indígenas, apresentações de vídeos, músicas e danças típicas, além de participarem de ações que incluíram uma mesa coletiva provida de alimentos oriundos da culinária indígena.
O projeto realizado pela comunidade escolar, também possibilitou que os estudantes tivessem contato com raízes e plantas naturais, estimulando a curiosidade dos pequenos, bem como o acesso a jardim das escolas, onde tiveram acesso a sementes e mudas. “O dia dos povos indígenas é importantíssimo para refletirmos e pautarmos a identificação de valores da cultura indígena e a preservação das manifestações culturais”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Danielle Garcia Chaves.
Durante as atividades, os alunos participaram das ações que incluíram uma mesa coletiva provida de alimentos oriundos da culinária indígena.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, ressaltou que a educação indígena é fundamental dentro da nossa sociedade, pois valoriza o convívio cultural, a organização social e familiar, sempre enriquecendo o currículo escolar. “Dessa forma, os profissionais da educação têm realizado trabalhos de alta qualidade, trabalhando hábitos, costumes e tradições, oportunizando o diálogo, reflexão e aprendizado de toda comunidade escolar”, conclui.