21 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Esgoto é despejado em rio no Santa Angelina

Esgoto é despejado em rio no Santa Angelina

25/08/2014 21h19 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Esgoto é despejado em rio no Santa Angelina

Uma situação desagradável está acontecendo na nascente do Córrego Pinheirinho, no bairro Santa Angelina. Uma tubulação despeja esgoto in natura e impurezas na água limpa, poluindo o riacho. 

Os moradores do bairro denunciaram o descaso e contaram a situação. “O esgoto sai da tubulação e cai direto na nascente do rio, é um descaso isso, é um esgoto clandestino”, disse um munícipe que se identificou como Moisés. 

A população está indignada com a situação da canalização, que na opinião dos munícipes é irregular, e faz o despejo in natura de esgoto no córrego. “A situação é lamentável, não podemos aceitar esse esgoto sendo jogado assim na nascente de um rio. Um local tão bonito, natural, recebendo água de esgoto desse jeito”, destacou Moises.

Eles também reclamam do forte odor do ‘líquido podre’ que vaza pelo local. “O odor é forte, quando vai aparecendo o sol piora ainda mais, o cheiro fica insuportável”, disse. 

Os munícipes pedem uma posição dos órgãos competentes e também que os responsáveis sejam punidos. “Olha esse esgoto que é jogado aqui. É uma pena. Cadê os órgãos que defendem o meio ambiente? Até quando essa poluição vai acontecer?”, questionou. 

Logo na boca da tubulação que despeja o esgoto sai é possível observar grande quantidade de lixo como sacolas plásticas, garrafas pets, brinquedos, materiais de construção, móveis, entre outras impurezas. “Devemos fazer algo! Temos que salvar nossos rios”, finalizou o morador.

Os denunciantes não sabem informar de onde vem o esgoto que acaba despejando impurezas no Córrego do Mineirinho. 

 

PROMOTORIA

Informado o fato ao Ministério Público (MP), a assessoria do promotor Marcos Funari disse não ter conhecimento do fato e, para que alguma medida seja tomada, é necessário que o caso seja apresentado à Promotoria.

O MP informou que as denúncias e reclamações podem ser feitas no próprio órgão na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista.

 

OUTRO LADO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que uma equipe da autarquia avaliou o local, à Rua  Gaudencio Zaninetti, no bairro Santa Angelina, e não encontrou vazamento de esgoto como afirmado. O SAAE informou ainda que, para amenizar o mau cheiro que incomoda os moradores, irá providenciar, nos próximos dias, a limpeza da rede.  

 

CRIME

Despejar clandestinamente esgotos em rios, lagoas e mares é crime ambiental. 

Em conformidade com a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98), os infratores estarão sujeitos a penalidades administrativas e de natureza civil e criminal, como multa, interdição do estabelecimento e processo crime dos responsáveis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x