Esperanto é usado para melhorar a memória e o raciocínio de idosos
Em uma turma com nove alunos, onde há um homem e oito mulheres, quando a equipe do jornal PP indagou-os sobre aprender uma língua nessa altura da vida, a resposta foi em coro e imediata “adoramos fazer esperando”. Os alunos estudam na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) e quem os ensina esperanto é professor Adilson Marques.
Vários estudos demonstram que aprender uma nova língua é importante para fortalecer a memória e o raciocínio, por isso os alunos da terceira idade se interessaram e passaram a assistir as aulas. “Na nossa idade é bom para estimular a memória”, diz a aluna Lourdes Ferraz. Segundo Maria José Cobato “como toda língua temos que exercitar”.
De acordo com Marques o esperanto é “relativamente fácil de aprender, tem poucas regras, cada letra tem apenas um tipo de pronúncia, os verbos são regulares e muitas palavras têm raízes latinas como o português”. A língua é neutra com pretensões universais e foi criada no final do século XIX por um médico polonês chamado Zamenhof.
Os alunos não acham difícil, pelo contrário, dizem que “é muito bom, pois é uma mistura de várias línguas, os sons não têm pronuncias difíceis”, ressalta Silvia Zincke. E afirmam que é mais fácil o Esperanto do que o Português. “Não tem muita regra, facilita tudo isso. Aprender é sempre interessante, além de tudo, é chique”, diz Laura Marim.
Marques explica que a vantagem de aprender Esperanto é a sua semelhança com o português. Além disso, o que facilita a aprendizagem do idoso é por não estarem inquietos e ansiosos para aprenderem uma segunda língua. “E, por não estarem preocupados em aprender uma língua estrangeira por obrigação profissional, por exemplo, o idoso estuda com mais confiança e sem ansiedade”.
Projeto de Lei
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propôs um projeto de lei que determina que o Esperanto seja incluído na lista de disciplinas facultativas no ensino médio das escolas brasileiras. O projeto, que foi aprovado em 15 de setembro de 2009, está em discussão na Câmara Federal. Buarque, que já foi reitor na Universidade de Brasília (UnB), justifica-se dizendo que a importância de aprender esperando não é apenas pelo idioma, mas também pelo espírito de pacifismo que simboliza.
Votos de louvor ao professor Adilson, grande divulgador da Língua Internacional Auxiliar Neutra Esperanto.
Parabéns ao professor Adilson,pela dedicação ao Esperanto e pela boa vontade em ensina-lo .
Parabens Prof. Adilson Marques pelo ensino de Esperanto. Para todas a idades o Esperanto é de utilidade incalculável. Abrindo portas também para o estudo de outros idiomas, caso seja interesse do aluno, além de facilitar a cultura geral, já que o esperantista tem facilidade em se comunicar com pessoas de todos os países através de um idioma.
Oxalá mais e mais cidadãos, não só da terceira idade, como também da primeira e segunda, aprendam o Esperanto.
Parabéns ao Jornal da 1ª Primeira Página e à Renata Casonato por uma reportagem tão agradável e interessante!
Parabéns, também, ao Prof. Adilson Marques e aos seus alunos por se dedicarem ao Esperanto, uma língua que estabelece laços de fraternidade com pessoas de todo o mundo!