29 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estrada poderá levar nome de Fernando Arruda Botelho

Estrada poderá levar nome de Fernando Arruda Botelho

06/11/2013 21h21 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Estrada poderá levar nome de Fernando Arruda Botelho

A estrada municipal que liga a SP 225 à rodovia SP 149/215 pode mudar de nome. Tramita na Câmara Municipal de Itirapina o Projeto de Lei 47, da Prefeitura Municipal de Itirapina, assinada pelo prefeito José Maria Cândido (PMDB) que homenageia o empresário Dr. Fernando de Arruda Botelho como patrono da via pública. Assim, se o projeto de lei for aprovado pelo Poder Legislativo, ficará revogada a lei 1.604, de 11 de maio de 1994, que denominou a rodovia de “Estrada Municipal Ayrton Senna”. O Projeto de Lei tem data de 18 de outubro de 2013.

 

“É sabido que até então, por disposição da Lei Municipal nº 1.604, de 11 de maio de 1994, tal estrada leva o nome do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, falecido no dia primeiro daquele mês, em decorrência de envolvimento em trágico acidente automobilístico que o vitimou.  Em vida e por conta de suas atuações, trouxe muitas alegrias ao povo brasileiro e a sua morte comoveu o País e teve repercussão internacional”, afirma o prefeito.

Segundo Zé Maria, pelos feitos do grande piloto brasileiro, naqueles tempos, a administração pública municipal, através da Gestão Administrativa de então, homenageou-o, nominando a referida via de trânsito e tráfego, por meio da prefalada legislação local. “Mas isso, ocorreu há quase vinte anos”, pondera o prefeito.

O prefeito ressalta que atualmente, a realidade municipal vivenciou situação semelhante e que ceifou a vida do cidadão Dr. Fernando de Arruda Botelho, que, quando vivo, atuou de maneira superlativamente participativa em prol do renome da cidade de Itirapina.“Ele (Fernando de Arruda Botelho) foi um cidadão que sempre esteve próximo da comunidade itirapinense e, entusiasta de aviação, implantou e desenvolveu o projeto/evento Broa Fly In; o qual divulga, sobremaneira, o Município de Itirapina.

Tendo realizado inúmeros investimentos na cidade; os quais têm alavancado a economia local, proporcionado geração de empregos, implantação e desenvolvimento de ações turísticas, entre outros fatores que se resultaram benéficos à localidade.  

Portanto, é justo que a referida estrada tenha o seu nome, sendo esta a homenagem que lhe cabe, merecidamente, e in memorian”, conclui ele.

 

MEMÓRIA

O empresário Fernando de Arruda Botelho, que morreu em um acidente aéreo na tarde de 13 de abril de 2012, em Itirapina, era conhecido por divulgar a importância da aviação para o Brasil e também por suas atividades empresariais;

.O empresário foi idealizador do Broa Fly Inn, em Itirapina. O encontro se tornou um dos mais importantes da aviação civil brasileira. Nessas ocasiões, ele sempre falava sobre a importância do setor.

Botelho também foi defensor do meio ambiente. O instituto Arruda Botelho, ONG criada pelo empresário, além de desenvolver projetos de aviação promove ações de proteção a espécies ameaçadas de extinção. Ele era bisneto de Antônio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, um dos fundadores de São Carlos.

Aliada à paixão pela aviação estava a carreira de empresário. Ele também era acionista do grupo Camargo Corrêa, um dos maiores da construção civil no país. Fernando tinha três filhos e era casado com Rosana Camargo Côrrea.

 

O ACIDENTE

De acordo com funcionários da Camargo Botelho, era o segundo voo do empresário no dia e a queda do T-28, modelo de treinamento usado pelos EUA na Guerra do Vietnã, aconteceu cerca de 20 minutos depois da decolagem, a 500 metros do aeródromo de Itirapina.

Segundo os bombeiros, o empresário e Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Táxi Aéreo, morreram carbonizados com a queda. Com as chamas, o canavial também acabou incendiado. Caminhões pipa e dos bombeiros foram até o local para apagar o fogo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x