Estudantes da UFSCar protestam após cortes no orçamento
Bloqueio orçamentário realizado pelo Ministério da Economia, que atingiu a UFSCar em R$ 856 mil
Estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fizeram uma manifestação contra o governo federal, comandado por Jair Bolsonaro (PL), após o bloqueio orçamentário realizado pelo Ministério da Economia, que atingiu a UFSCar em R$ 856 mil. Além disso, também há atraso no pagamento de bolsas pela CAPES. O ato faz parte de uma semana de paralisação, que contará com diversas atividades.
“Os estudantes bolsistas necessitam das bolsas para permanecer na universidade, tendo dívidas de moradia, alimentação, transporte e outras necessidades básicas mantidas pelas bolsas. A paralisação não objetiva apenas paralisar por paralisar mas sim dar condições dos estudantes se mobilizarem com ações que componham um CALENDÁRIO DE LUTAS dentro na universidade”, diz o DCE-Livre UFSCar em nota.
O movimento estudantil da UFSCar, reunido em assembleias na última quinta-feira (8/12), deliberou pela paralisação da categoria diante do sequestro, pelo Governo Federal, de recursos financeiros destinados, dentre outros fins, ao pagamento de bolsas. Neste contexto, a Administração Superior da UFSCar vem sendo procurada para se manifestar sobre a continuidade ou interrupção das atividades da Instituição.
“A Reitoria segue mobilizada e atuante naquilo que é sua prerrogativa, bem como destacando a relevância da mobilização de todos os segmentos da comunidade universitária, cada qual no papel que lhe cabe.Não cabe à Reitoria, no entanto, deliberar sobre a paralisação ou não de atividades das demais categorias da comunidade universitária”, disse a Reitoria.