Estudantes do ensino fundamental ficam fora do SARESP
Prova é aplicada pela Secretaria Estadual da Educação com finalidade de produzir diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista

Alunos do Ensino Fundamental 2 de Itirapina não participarão do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), avaliação que é aplicada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
O fato foi denunciado por fontes do PRIMEIRA PÁGINA e também professores da rede municipal de ensino inconformados com a situação. A informação é confirmada pela assessoria da prefeita Dona Graça Zucchi Moraes, com a alegação de que a aplicação da prova exige um número muito grande de computadores.
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
No Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).
OUTRO LADO
A Prefeitura Municipal de Itirapina informa que as escolas municipais participarão do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) com as turmas do Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano).
As turmas do Ensino Fundamental 2, assim como muitos municípios da região, não participarão pelo fato de ser uma avaliação on line, o que exige um número grande de computadores.
É importante salientar que o Saresp é uma avaliação optativa e os municípios decidem sobre a adesão de acordo com suas condições.
A Prefeitura de Itirapina destaca que os alunos da rede municipal de ensino também participarão das avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e desta forma será possível avaliar a qualidade da educação oferecida aos estudantes no município.
Lembrando que são as médias de desempenho dos estudantes apuradas no SAEB que compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).