Estudantes fazem conferência e debatem a situação da criança no mundo
A I Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa é uma iniciativa dos alunos da Etec Paulino Botelho que levará para a imprensa e a toda população discussões acerca do trabalho infantil e dos direitos da criança e dos adolescentes na cidade de São Carlos. Uma votação também será realizada para eleger a Heroína do Direito das Crianças. A conferência será realizada no dia 21 deste mês, às 16h, no auditório do Instituto de Física de São Carlos, na av. Trabalhador São-carlense, 400, Centro.
A votação para o Prêmio das Crianças do Mundo será realizada nos dias 9, 10 e 14 pelos próprios alunos da Etec, com a finalidade de elegerem a Heroína dos Direitos das Crianças para 28 milhões de crianças. A votação é feita na escola e depois os votos são contabilizados internacionalmente e divulgados no dia da I Conferência.
O estudante Daniel Mariolo, 16, explica como esse processo será feito. “O aluno chega, escolhe a sua candidata e vota. No final, nós vamos contar os votos da nossa escola e vamos mandar o resultado para a World’s Children’s Prize, que vai acrescentar os números na votação mundial”.
A professora Evelyn Mello é incentivadora da participação dos alunos no projeto e explica como funcionará. “A conferência será uma apresentação dos estudos dos alunos. Eles vão falar sobre a World’s Children’s Prize, que é uma associação sueca que está presente no mundo todo, inclusive tendo Nelson Mandela e a rainha da Suécia – Silvia, que são líderes de cunho muito importante nessa iniciativa”.
Na conferência, o tema sobre Trabalho Infantil será debatido com perguntas às autoridades convidadas, dentre elas o prefeito Oswaldo Barba, a secretária de Educação Lourdes Moraes e o deputado Newton Lima.
VOTAÇÃO MUNDIAL – São três candidatas ao Prêmio Crianças do Mundo, Anna Mollel da Tanzânia, luta há mais de 20 anos pelas crianças deficientes nas áreas rurais e pobres. Já Sakena Yacoobi, luta para proporcionar às mulheres afegãs o direito à educação e a saúde. E Ann Skelton combate em nome dos direitos das crianças afetadas pelo sistema judiciário.
“Essas mulheres têm uma história de lutas e batalhas muito grandes. Muitas delas começaram lutando sozinhas e com risco de morte. O que serve de exemplo para as pessoas, que as pequenas ações que elas começam a fazer podem alcançar proporções inimagináveis. Podem ajudar milhões de pessoas”, diz Cristiano Duarte, 16.
Tenho orgulho de fazer parte da organização deste grande evento que será, se Deus quiser, um sucesso !
Estudo na Etec Paulino Botelho, e todos os dias estamos nos deparando com fotos e textos sobre o trabalho dessas candidatas. A Prof. Evelyn é muito dedicada em tudo que faz, então todo tipo de reconhecimento é merecido, e não só para ela como para todo o pessoal que está fazendo parte disso. Todos são muito dedicados também! Estudar numa escola onde há iniciatvias como essa é muito animador. Ter contato com todas essas histórias de vida, é mais ainda. Parabéns à todos vocês, por estarem orgulhando a nossa escola! Vocês são um exemplo, pelo menos para mim, de que num ambiente escolar não se deve só discutir, se deve agir!
Ótima iniciativa! Nós precisamos disso, pessoas, principalmente jovens, que se importem com os outros! Parabéns…
São poucos os adolescentes que tem um privilégio tão grande que é participar desse projeto, e o orgulho, a honra que sentimos em ver todo o nosso trabalho dando resultado, é muito animador… Nossa escola não visa somente nos preparar para o vestibular, e sim nos preparar como cidadãos melhores, dignos de iniciativas como essas para que depois possamos caminhar sozinhos e realmente fazer a diferença no mundo!