Eugênio Franco e Guião alcançam as melhores notas no Ideb
Com notas 7,3 e 6,0 respectivamente, as escolas Eugênio Franco e Dr. Álvaro Guião , de São Carlos, figuram como as melhores do setor público no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC). A primeira, na 4ª série do Ensino Fundamental I, e a segunda na 8ª série do Ensino Fundamental II.
O índice geral das escolas públicas (aquelas administradas seja pelo município, seja pelo Estado) da cidade foi de 5,8 na 4ª série e de 4,8 na 8ª, sendo que apenas este último ultrapassou a meta prevista, que era de 4,7. A meta da 4ª série era de 5,9.
Tanto a média dos alunos da 4ª série de São Carlos, quanto a da 8ª, no entanto, ultrapassaram as médias do Estado,que foram de 5,3 e 4,3 respectivamente. Ultrapassaram também as médias nacionais, que foram de 4,7 na 4ª série e 3,9 na 8ª.
Segundo dados do Ideb publicados pelo MEC na última terça-feira (14), a melhor escola de 4ª séria do Estado de São Paulo fica em Presidente Venceslau, e alcançou índice de 8,3. A de 8ª série fica em Barueri, com nota 6,6.
Criado em 2007 e medido a cada dois anos, o Ideb tem duplo objetivo: medir a qualidade de cada escola e a qualidade de cada rede de ensino. Para isso, a formação do índice é feita com base nos seguintes aspectos: desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e em taxas de aprovação dos alunos.
Segundo o MEC, “para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula”.
Observando os dados colhidos em 2011 e comparando-os com os dados de 2009, a conclusão que podemos chegar é que houve melhora no Ideb, tanto dos índices estaduais quanto municipais, com exceção da 4ª série de São Carlos, que obteve índice 0,2 menor do que em 2009, quando a nota foi 6,0.
Região
A média geral da 4ª série em Ibaté foi de 6,0, superando em pouco mais de 0,5 ponto a meta prevista, que era de 5,4. Com 4,4 de meta projetada, a 8ª série da cidade superou em 0,5 ponto a previsão, alcançando índice de 4,9.
Na média geral da 4ª série, Itirapina não alcançou a meta, que era de 5,6, faltando 0,1 para alcança-la. Também a média da 8ª série de Itirapina (que foi de 4,1) não bateu a previsão, que era de 4,7.