Evento debate fortalecimento de vínculos
Com a assinatura do documento, São Carlos passa a integrar uma rede internacional de cidades
DA REDAÇÃO
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social às Famílias, realizou na tarde desta sexta-feira (02/08), no auditório do Paço Municipal, palestras relativas à Semana da Família com o tema “O fortalecimento de vínculos familiares nos tempos atuais”.
Foram ministradas palestras por Marcelo Couto Dias, secretário municipal da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco/SP, Cientista Social pela UFBa e doutor em família pela UCSal e por Luís Enrique Paulínio Carmelo, psicólogo e filósofo, pós-graduado em Análise Existencial e Logoterapia Frankliana.
A Prefeitura de São Carlos assinou na última quarta-feira (01/08), o documento “Declaração de Veneza” com a participação da Family Talks, ONG que quer transformar a realidade social do Brasil através do fortalecimento das famílias. O grupo foi criado em 1978, com a Associação de Desenvolvimento da Família (ADEF), uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, apartidária e aconfessional, que passou a atuar na área de advocacy (defender uma causa no debate-público) desde 2017.
Com a assinatura do documento, São Carlos passa a integrar uma rede internacional de cidades que expressam o seu compromisso em construir e compartilhar políticas mais acolhedoras para as famílias.
O projeto é de iniciativa da Federação Internacional para o Desenvolvimento das Famílias (IFFD), organização que possui assento no Conselho Econômico e Social da ONU e que visa assegurar que cidades sejam inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, por meio da coordenação efetiva de políticas e investimentos em áreas como habitação, novas tecnologias, educação, saúde, segurança, meio ambiente, acessibilidade, lazer e turismo, entre outros, às famílias vulneráveis.
Ana Cristina da Fonseca Ruffino, chefe de gabinete, representando o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane, ressaltou que o foco no trabalho com as famílias é importante no desenvolvimento dos projetos e serviços oferecidos pela Prefeitura. “A família com vínculos fortes e as pessoas se ajudando é um apoio importante na manutenção do amor e da resolução de tantos problemas. Quando não há esse apoio a população recorre ao serviço público, porém quando é possível resolver no âmbito familiar é melhor. As orientações passadas na Semana da Família têm esse objetivo”, destacou.
Sobre a assinatura da “Declaração de Veneza”, Ana Cristina lembra que foi um grande passo realizado em conjunto com várias secretarias, unindo forças na busca de soluções. “São vários municípios do mundo trocando informações e experiências. Somos uma cidade com IDH alto, com boa qualidade de vida, e essa troca será importante para que São Carlos forneça informações, mas também receber os projetos e soluções de outras gestões que possam ser adaptadas na prestação de serviços de cidadania e assistência social”, finalizou.
O palestrante Marcelo Couto Dias, secretário municipal da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco/SP, falou sobre a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e qual a relação entre a qualidade da interação das relações que se vive nas famílias com o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “É importante pensar as diversas ações que a administração pública implementa e o impacto que elas têm sobre as famílias e como criar cidades que sejam mais receptivas, acolhedoras e que favoreçam o desenvolvimento das famílias no enfrentamento aos desafios da sociedade em termos de educação, criminalidade e drogadição. A qualidade da interação familiar precisa estar conectada com todos esses problemas. Se melhorarmos o vínculo entre pais, mães, responsáveis e suas crianças, teremos pessoas se desenvolvendo melhor e afastadas das condutas de risco”.
Luís Enrique Paulínio Carmelo, psicólogo e filósofo, autor do livro “O mínimo sobre Viktor Frankl”, ministrou palestra sobre o fortalecimento do vínculo das famílias, a instituição família como a célula mãe. “As famílias estão sendo atacadas por questões políticas, a ideia é entender um pouco sobre essas crises e meios de superá-las, fortalecendo os vínculos familiares, assim como fazemos em outras áreas. A assinatura da Declaração de Veneza é um importante marco para o município e podem surgir políticas públicas que apontam para o fortalecimento de vínculos, estudos, legislações e informações que nos levam a conhecer mais sobre essas crises a médio e longo prazo”, disse.