Falta de acesso a resultados de exames particulares dificulta trabalho da Vigilância
Segundo a prefeita Maria da Graça é imprescindível a colaboração de todos
Um grande problema enfrentado pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Itirapina é ter acesso aos resultados positivos e negativos de coronavírus (Covid-19) feitos em laboratórios particulares.
Infelizmente os laboratórios privados de análises clínicas não notificam a Vigilância Epidemiológica de Itirapina e nem todas as pessoas que fazem os testes por RT-PCR (que identifica o material genético do vírus) quanto os testes rápidos (que identifica a presença de anticorpos do vírus no sangue) assumem a responsabilidade de comunicar o setor.
Dessa forma, a Prefeitura de Itirapina tem dificuldade para monitorar diariamente o real número de casos de coronavírus. Segundo a Vigilância Epidemiológica, essa situação impede que o Poder Público tenha uma visão mais exata da pandemia, dificultando que as autoridades tomem providências rápidas e precisas para combatê-la de forma eficaz.
Segundo a prefeita Maria da Graça é imprescindível a colaboração de todos. “Pedimos às pessoas que fazem seus exames em laboratórios privados que notifiquem rapidamente a Vigilância. Esta é uma forma de cuidar de si e dos outros”.