26 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ferreomodelismo em São Carlos alcança sucesso

Ferreomodelismo em São Carlos alcança sucesso

21/08/2012 19h56 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ferreomodelismo em São Carlos alcança sucesso

Mais do que um local para mostras de réplicas em miniaturas, o 16º Encontro de Ferreomodelismo, promovido pela Frateschi Trens Elétricos, no último sábado, 18, na Estação Cultura, em São Carlos, foi também uma grande reunião dos amantes da modalidade. Durante todo o dia mais de cinco mil pessoas entre visitantes e expositores dividiram recordações, histórias,  mataram as saudades dos amigos e, mais uma vez, transmitiram o hobby para as futuras gerações.

 

Marcelo Augusto, de Poços de Caldas, conta que pelo terceiro ano visita o espaço e sempre leva a família. “Sou praticante assíduo do ferreomodelismo e admirador de trens desde a infância. Possuo uma maquete que um dia pretendo apresentar ao público, mas muito mais do que isso, quero que meus filhos possam continuar essa paixão que já dura tanto tempo”, comenta Augusto.

Alberto Adolfo Galassi veio diretamente da Argentina para participar do concurso de peças. A competição usou critérios de avaliação como originalidade, pinturas e acabamento e premiou as categorias locomotivas a vapor, a diesel e elétricas, vagões de carga, de serviço e de manutenção de linha, carros de passageiros, composições e estruturas. “Cultivo o gosto pelo mundo ferroviário desde os 13 mas só consegui comparecer no evento agora, na companhia de meu pai. Apesar de ter viajado 1600 quilômetros de carro, pretendo marcar presença todos anos”, diz Galassi.

Segundo o organizador do evento Lucas Frateschi, o ferreomodelismo não deve ser encarado como uma ferramenta saudosista. “As histórias de quem viveu a era dos trens é sem dúvida valiosa para o conhecimento, mas é preciso lembrar que as atividades nos trilhos continuam mais vivas do que nunca”, comenta Frateschi.

Durante o Encontro, aconteceu exposição de maquetes vindas de diferentes locais e com os mais variados cenários urbanos e rurais e a passagem de trens cargueiros reais, de até dez mil toneladas e locomotivas, uma vez que a Estação Cultura é um ramal ativo da malha ferroviária estadual. O encontro ofereceu também um espaço só para as crianças, com maquete especial, brincadeiras, além de sorteio de brindes para incentivar os pequenos a iniciar suas coleções. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x