Festa da Apresentação do Senhor
Acontecimento é narrado pelo evangelista Lucas, no capítulo 2
«Concluídos os dias da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram o Menino a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Ex 13,2); eles ofereceram um par de rolas ou dois pombinhos como sacrifício prescrito pela Lei do Senhor. Ora, em Jerusalém havia um homem chamado Simeão: um homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Movido pelo Espírito Santo, ele também foi ao Templo, porque não queria morrer sem primeiro ter visto o Cristo do Senhor. Tendo seus pais apresentado o Menino Jesus ao Templo, para cumprir os preceitos da Lei, ele o tomou em seus braços e louvou a Deus nestes termos: “Agora, Senhor, deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra. Porque os meus olhos viram a vossa salvação, que preparastes diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória do vosso Povo de Israel”» (cf. Lc 2, 22-40).
A Igreja celebra hoje, 2 de fevereiro, a festa da Apresentação do Senhor após quarenta dias do Natal.
Este acontecimento é narrado pelo evangelista Lucas no capítulo 2.
No Oriente, a celebração desta festa remonta ao século IV e, desde o ano 450, é chamada “Festa do Encontro”, porque Jesus “encontra” os sacerdotes do Templo, mas também Simeão e Ana, que representam o povo de Deus. Por volta de meados do século V, esta festa era celebrada também em Roma. Com o passar do tempo, foi acrescentada a esta festa a “bênção das velas”, recordando que Jesus é a “Luz dos Gentios”.
Esta festa é sempre celebrada no dia 2 de fevereiro independente do dia da semana que ocorra, por isso que neste ano ela entra no lugar do quarto domingo do tempo comum durante o ano.
Nesta celebração tem o rito da bênção das velas que serão usadas na celebração de São Brás, no dia 3 de fevereiro.
Esse dia, também, é Dia de Oração pelos Religiosos e Religiosas.
NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS
O dia da festa da Apresentação do Senhor é conhecido também como festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Guia, ou das Candeias, ou Candelária, ou mesmo festa das luzes, pois nessa celebração abençoam-se as velas e em procissão com as velas acesas todos caminham ao encontro do Senhor.
A celebração inicia-se do lado de fora da Igreja, onde ocorre a benção das velas e todos entram na Igreja com as velas acesas, iluminados pela luz do Senhor vamos ao seu encontro pedindo que Ele seja sempre a nossa luz, e que a nossa fé sempre esteja acesa como a chama daquela vela.
Deus abençoe você!
Missão Consagra-te
Instagram: @missao_consagra_te_sao_carlos
Gisele Botega
Historiadora e Bacharel em Direito com
Especialização em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo