Fundação Abrinq busca parceria com empresas
O Programa Empresa Amiga da Criança (Peac) é um dos projetos da Fundação Abrinq, a qual mobiliza e reconhece empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Em São Carlos, três empresas recebem o título de “Empresa Amiga da Criança”: a AW Faber-Castell S/A, atendendo 400 crianças de 0 a 11anos; a Unimed São Carlos – Cooperativa de Trabalho Médico que atende 7.653 crianças de 0 a 11 anos e 1.552 adolescentes de 12 a 18 anos; e a Quimifort Indústria e Comércio Ltda que atende 33 crianças e adolescentes de 0 a 18 anos.
A Volkswagen também recebe o título Empresa Amiga da Criança desde 2002 e a ação é realizada pela Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social da empresa há mais de 30 anos.
Os resultados do Peac em 2011 mostram o desempenho positivo das parcerias. Em 207 municípios de 22 Estados brasileiros, foram 59 novas empresas credenciadas e 830 empresas amigas da criança. Foram arrecadados R$ 3,2 bilhões em investimentos pelas empresas em ações voltadas para crianças e adolescentes; R$ 102,6 milhões foram destinados pelas empresas aos Fundos de Direito da Criança e Adolescente.
O programa atendeu no ano passado 4.169.459 crianças e adolescentes que foram beneficiados pelas ações sociais desenvolvidas pelas empresas.
Os eixos de trabalho são: Educação com acesso a educação infantil e qualidade em Ensino Fundamental e Médio; Saúde para sobrevivência Infantil e na Infância, saúde bucal, acuidade visual, saúde sexual e reprodutiva; Proteção com combate a violência contra a criança e ao adolescente e combate ao trabalho infantil em suas piores formas; Emergência prioridade à proteção das crianças e adolescentes nas diversas situações de emergência, saúde, educação e proteção.
Para as empresas interessadas em participar do projeto é necessário que assumam cinco compromissos para receberem o título “Empresa Amiga da Criança”. Podem participar do Peac empresas privadas, públicas e de economia mistas e cooperativas.
As empresas públicas ficam isentas do pagamento da contribuição à Fundação Abrinq, bem como não podem direcionar seu investimento social para a organização.
Para tanto é necessário que as empresas tenham realizado ações sociais para crianças e adolescentes de comunidades no ano anterior, estar de acordo com os cinco Compromissos do Programa, preencher a ficha cadastral e por último assinar o Termo de Compromisso.
Além do Peac, outros projetos são financiados pelos investimentos da Fundação Abrinq, atendendo no total 7.078,844 crianças e adolescentes.
FUNDAÇÃO ABRINQ – É uma organização social que, desde 1990, trabalha para que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados. O estágio que a organização alcançou permitiu que a partir de 2010 se firmasse parceria com a maior e mais antiga ONG de defesa de direitos da criança no mundo, a Save the Children Internacional.
Os cinco compromissos que devem ser assumidos para ser uma empresa amiga da criança
1. Não explorar o trabalho infantil e não empregar adolescentes em atividades noturnas, perigosas e insalubres, respeitando a lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
2. Alertar os fornecedores contratados que denúncia comprovada de trabalho infantil causará rompimento da relação comercial.
3. Realizar ações de conscientização dos clientes, fornecedores e comunidade sobre os prejuízos do trabalho infantil.
4. Desenvolver ações em benefício de crianças e adolescentes, filhos (as) de funcionários (as) nas áreas de educação, saúde e assistência.
5. Realizar ações sociais em benefício de crianças e adolescentes de comunidades, conforme valores estabelecidos pela Fundação Abrinq – Save the Children.