Fundação Pró-Memória e Universidade de Roma firmam acordo internacional
Colaboração nasceu em 2022, quando a Estação Ferroviária de São Carlos foi escaneada em 3D por pesquisadores italianos
A Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC) e a Sapienza Università di Roma oficializaram um acordo de cooperação técnica e científica. O termo foi assinado por Maria Isabel Alves Lima, diretora-presidente da Pró-Memória, e Daniela Esposito, diretora do Departamento de História, Desenho e Restauro da Faculdade de Arquitetura da universidade italiana.
A parceria foi articulada por Rodrigo Peronti Santiago, arquiteto da Pró-Memória, e Simone Vizioli, do IAU-USP, com coordenação da diretoria do Arquivo e Museu da Fundação e do Prof. Alfonso Ippolito, da Sapienza. A colaboração nasceu em 2022, quando a Estação Ferroviária de São Carlos foi escaneada em 3D por pesquisadores italianos, integrando um projeto entre a Sapienza e o IAU-USP.
O convênio abrange:
- Estudos sobre cidades e arquiteturas brasileira e italiana.
- Metodologias de intervenção para recuperação de edifícios históricos.
- Digitalização e recuperação de patrimônios arquitetônicos.
A parceria prevê:
- Projetos de pesquisa conjuntos.
- Eventos científicos e culturais.
- Intercâmbio de pesquisadores e informações acadêmicas.
- Cursos compartilhados.
A experiência da Sapienza, maior universidade da Europa, fundada em 1303, enriquecerá as ações da Pró-Memória. O primeiro fruto da parceria será lançado em março de 2025: o livro “140 Anos da Estação Ferroviária de São Carlos: História e Arquitetura”, organizado por Rodrigo Peronti Santiago, Simone Vizioli e Alfonso Ippolito, com contribuições da Pró-Memória, IAU-USP e Sapienza.
Essa colaboração promete fortalecer a preservação e difusão do patrimônio cultural de São Carlos.