Futebol boêmio movimenta as madrugadas
Uma nova modalidade de esporte se populariza em São Carlos. Na verdade, não tão novo assim o esporte, mas sim o horário. É o futebol jogado às madrugadas, solução encontrada por aqueles que só têm tempo de bater sua bolinha na calada da noite.
A falta de tempo normalmente é o que dita essa procura por horários não tão convencionais. É o que explica o gerente da “Mult Sport” de São Carlos, empresa especializada em locação de quadra society, Douglas Amaro de Lima. “As pessoas que procuram esse horário normalmente são as que têm tempo disponível somente nesse horário, geralmente trabalhadores noturnos, do comércio”, explica.
Lima explica que as partidas atualmente hoje se estendem só até a 1h30, mas antes era normal virar a noite. “Antigamente abríamos até às 6h da manhã, porém decidimos parar com a atividade nesse período por uma questão da segurança de funcionários, que acompanhava o pessoal que jogava”.
Vale ressaltar que há uma lei federal denominada “Lei do Silêncio”, que determina a proibição de fazer barulho acima de 85 decibéis entre 22h e 7h. Quanto a isso, devido à localização do estabelecimento em área residencial, o gerente relata sobre reclamações. “Já houve casos sim, onde o pessoal pede para maneirar. E aí nós falamos com o pessoal que está jogando, mas nunca casos extremos”.
Ele cita que a maior procura se dá mesmo no período de férias escolares e em épocas mais quentes, como agora no verão, por exemplo. Segundo ele, como o preço não muda nesse horário também é um atrativo.
Para Paulo Fernandez, o “Paulinho”, da “Star Soccer”, a maior demanda desses locais para as tradicionais “peladas” se dá mesmo na sexta-feira. “Geralmente o pessoal de restaurante e grandes indústrias que não trabalha no sábado, aproveita a sexta para jogar bola e fazer um churrasquinho”.
Simão Frenesi é pizzaiolo. Sua rotina de trabalho começa às 18h e vai até a meia-noite. Ele nos conta que, depois de um dia cheio de trabalho, não há nada como chegar o fim de semana, ver os amigos e jogar bola. “É o único horário que a gente tem para desestressar, beber um pouquinho, jogar futebol com os amigos, nada mais saudável”, comenta.
Ele afirma que a questão do horário e o incômodo aos outros são fatores pontuais que raramente acontecem. “A gente joga normalmente de sexta-feira, joga apenas um dia por semana, num horário não tão tarde para uma sexta. Se fosse todo dia, concordaria com quem reclama, mas a gente também precisa relaxar”, conclui.