5 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Gaiolas: Esporte pode ser perigoso e fatal

Gaiolas: Esporte pode ser perigoso e fatal

08/12/2014 20h33 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Gaiolas: Esporte pode ser perigoso e fatal

Os praticantes desse esporte andam em meio a matas, atravessam rios e ficam cobertos de barro, devido as gaiolas serem preparadas para isso e, em muitas ocasiões, não possuem documentos para circular nas vias tradicionais. 

O Fusca é o veículo preferido neste tipo de aventura, por ter tração traseira, suportar mais obstáculos, ter mecânica barata e possuir uma estrutura fácil de ser modificada.

Em contraste com o nome do esporte, está presente a aventura e a sensação de liberdade, mas é necessário ter muita atenção, pois não tem a mesma segurança que os carros convencionais e, em caso de acidente, uma tragédia pode ser fatal, como aconteceu no último domingo, quando o jovem Augusto Roberto Costa, de 22 anos, morreu após capotar uma gaiola de trilha na estrada vicinal que liga São Carlos à Usina da Serra, a aproximadamente 2 quilômetros do pátio municipal. 

A vítima estava fazendo trilha com sua gaiola e o veículo capotou, o jovem sofreu várias lesões e uma forte pancada na cabeça. A Unidade Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e socorreu a vítima até a Santa Casa, que não resistiu aos graves ferimentos e morreu. A gaiola foi recolhida ao pátio municipal. 

 

SURGIMENTO – As gaiolas surgiram nos Estados Unidos nos anos 50 com o objetivo de transformar carros pesados em veículos com estruturas mais leves, para andar nas dunas da Califórnia. Para não afundar na areia, as primeiras gaiolas eram equipadas com pneus de aviões, com pressão baixa.  Nos anos 70, estes veículos ficaram ainda mais leves, com o uso da mecânica Volkswagem e de tubos especiais, sem soldas na construção de chassis.

Além de serem usadas para lazer e competições, as gaiolas começaram a ser empregadas na década de 80 para outros fins, como no patrulhamento e incursões rápidas no deserto, durante a Guerra do Golfo. Até hoje elas são usadas nos Estados Unidos como um veículo de patrulhamento de fronteiras. Segundo a Agência Espacial Norte Americana (Nasa), estes veículos já foram utilizados até na Lua para carregar astronautas com motores elétricos.

Em território brasileiro, as gaiolas surgiram na década de 80, com campeonatos que chegavam a reunir centenas de participantes nos Estados do Mato Grosso, Paraná e São Paulo.  Com o tempo, elas ganharam design arrojado, visual personalizado e ofereceram maior segurança aos praticantes do esporte.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x