14 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > GM capacita 18 municípios

GM capacita 18 municípios

Nesta terça-feira (02) serão capacitados municípios para a implantação do CAD Sinesp 3

02/07/2024 00h34 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
GM capacita 18 municípios FOTO: Divulgação

DA REDAÇÃO 

A Guarda Municipal de São Carlos iniciou nesta segunda-feira (01/07), no campus 1 da FESC, na Vila Nery, o quarto treinamento de uso do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp), implantação e utilização do CAD-Sinesp, para 18 municípios do estado de São Paulo. A capacitação sobre a Central de Atendimento e Despacho (CAD) acontece até sexta-feira (05/07).

Participam do treinamento guardas das cidades de Araçariguama, Araraquara, Bebedouro, Caçapava, Cerquilho, Espirito Santo do Pinhal, Ibitinga, Iperó, Itapecerica da Serra, Itápolis, Lençóis Paulista, Mairiporã, Monte Alto, Ourinhos, Pirassununga, São José do Rio Preto e Vargem Grande do Sul.

Nesta terça-feira (02) serão capacitados municípios para a implantação do CAD Sinesp 3, que já fizeram o treinamento com os agentes multiplicadores da Guarda Municipal de São Carlos.

De quarta (3) a sexta-feira (5), também no campus 1 da FESC, serão capacitados com conhecimento técnico os outros municípios que ainda não fizeram a implantação do CAD 2. Os municípios que têm o sistema implantado geram para o Ministério da Justiça estatísticas dos atendimentos realizados pelas guardas municipais, de forma digital, online, otimizando recursos.

O CAD 3 é mais uma ferramenta do Sinesp, um software que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento a ocorrências solicitadas pela Guarda Municipal por meio do número 153.

Com a nova versão do CAD 3 a ligação do 153 é direcionada para a central e todo o processo é automatizado, o que antes era feito manualmente pelo Word ou Excel, isso traz economia de tempo, de recursos, sem dizer a facilidade de gerar relatórios, estatísticas que ajudam nas políticas públicas preventivas.

O comandante da Guarda Municipal de São Carlos, Michel Yabuki, abriu a capacitação e destacou que dentro de um aglomerado de 500 mil habitantes, São Carlos conseguiu trazer o treinamento para implantação do CAD Sinesp 1, 2 e 3, capacitando mais de 50 cidades. “A corporação é pioneira na utilização do sistema no estado de São Paulo e devido à nossa experiência, estamos credenciados para capacitar agentes de segurança de outras cidades. Sempre buscamos a inovação, isso nos traz um olhar diferenciado e tudo só foi possível graças ao apoio do prefeito Airton Garcia, do secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, e de servidores públicos, ou seja, uma equipe consolidada para que essa tecnologia seja sustentável”, salientou Yabuki.

O Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, etc.), otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

A plataforma Sinesp oferece informações integradas, possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança. Criado através pela Lei nº 12.681/2012 tem como finalidade armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas. Um de seus principais objetivos é a consolidação de dados e informações de interesse da segurança pública que permitam o tratamento, análise de divulgação de estatísticas nacionais.

O convênio estabelecido com o Ministério da Justiça para que a Guarda Municipal tivesse acesso a plataforma Sinesp foi assinado em 21 de março de 2022. “A plataforma está interligada ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, uma importante ferramenta de tecnologia, que trouxe agilidade aos agentes e prestação de serviço qualificado, porque o sistema oferece a capacidade de gerenciar o despacho desde o início da ocorrência com acesso a base nacional de dados. É uma solução com visão de futuro, porque São Carlos foi a primeira cidade do estado de São Paulo a ter essa nova tecnologia. A nossa realidade é superior à de muitos municípios importantes do estado, isso viabiliza operacionalizar ações e políticas públicas de Segurança e o mais importante, tudo gratuitamente sem nenhum custo para o município”, disse o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x