Golpistas usam Voa Brasil para roubar dados e dinheiro de cidadãos
Programa ainda passa por ajustes e não foi lançado; casos devem ser denunciados

Golpistas estão utilizando o Voa Brasil, programa do Governo Federal que garantirá o acesso de parte da população brasileira a viagens aéreas com tarifas mais acessíveis, que ainda está em ajuste final, para roubar dados e dinheiro de cidadãos interessados em aderir ao programa.
O Ministério de Portos e Aeroportos esclareceu que ainda não existem regras definidas para participação no referido programa. “Deste modo, alertamos que o Governo Federal e o Ministério de Portos e Aeroportos não estão realizando cadastro e nem solicitando valores para inclusão no programa”, disse o Ministério.
Caso o cidadão receba ligação, correspondência, mensagem de texto no celular ou via redes sociais solicitando depósito em dinheiro para ser incluído no Voa Brasil, o governo sugere que denuncie essa prática por meio dos canais de atendimento ao usuário: pela internet através do Fala BR (https://falabr.cgu.gov.br/); pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (61) 2029-8090.
De acordo com o diretor do PROCON São Carlos, André Nery Di Salvo, não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. para pessoas desconhecidas ou inseridas em sites de origem desconhecida. “ Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para cadastro em programas sociais do governo federal não são fontes oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão”.