6 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Graduado pela UFSCar é premiado por estudos de transmissão em veículos híbridos

Graduado pela UFSCar é premiado por estudos de transmissão em veículos híbridos

24/09/2014 18h23 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Graduado pela UFSCar é premiado por estudos de transmissão em veículos híbridos

O graduado no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Ítalo Gustavo Cesar Mendes de Moraes foi premiado pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). O trabalho de conclusão de curso intitulado “Simulação de uma Transmissão para Veículos Híbridos Via Software (Simulink)”, orientado pelo professor Marcelo Suetake, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, foi premiado na categoria “Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros Automotivos”.

Ítalo simulou no computador um conjunto de situações e verificou a eficácia de um sistema de transmissão automotiva de um motor híbrido, movido a eletricidade e combustão. Com base em parâmetros obtidos na pesquisa bibliográfica, como as médias de coeficiente de arrasto aerodinâmico e inércia de eixo, foi possível analisar o comportamento do conjunto de engrenagens e verificar a eficácia entre os movimentos gerados pelo motor e transmitidos às rodas. “Existe um resultado esperado. No caso da transmissão, verificamos a relação de giro da entrada e da saída do sistema. Se houver alguma diferença nos números, por menor que seja, é porque o sistema não funciona direito. Nesse caso, temos que refazer a simulação e ver qual peça que causa o defeito”, explica o estudante. Durante as simulações, Ítalo pode conhecer as variáveis que podem interferir no desempenho do conjunto de engrenagens. “O trabalho pode servir de referência para outras pessoas que trabalham com mecânica automotiva, transmissão e motores híbridos”, aponta.

Ao longo do curso de graduação em Engenharia Elétrica na UFSCar, Ítalo participou de projetos e estudos que envolviam motores elétricos e mecânica automotiva e ampliou sua formação. Para o professor Suetake, a iniciativa de Ítalo é positiva, pois contribui para um crescente desenvolvimento e formação profissional interdisciplinar. “A realização do trabalho de conclusão de curso é o momento do estudante aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e também incentivamos os alunos a buscar por novos conhecimentos, além de manter contatos com professores de outros departamentos”, destaca o orientador. 

O Prêmio será entregue nesta quinta-feira, 25, durante o “Seminário de Segurança Veicular”, promovido pela AEA. Mais informações sobre a premiação podem ser conferidas no site da AEA, em http://aea.org.br/.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x