21 de Janeiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Grupo feminista promove debate em escolas da cidade

Grupo feminista promove debate em escolas da cidade

29/06/2013 14h44 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Grupo feminista promove debate em escolas da cidade

O grupo feminista Olympe de Gouges, criado na Escola Técnica (ETEC) Paulino Botelho, do Centro Paula Souza, pretende, a partir de 22 de julho, percorrer escolas municipais e estaduais para debater os temas de igualdade e direitos das mulheres em diversas áreas da sociedade.

 

A discussão será feita em salas de aula com alunos entre 7 e 17 anos para identificar o que crianças e adolescentes compreendem das diferenças e preconceitos ainda existentes no universo feminino em comparação ao masculino. O tema será abordado com palestras, jogos educativos e atividades interativas com os estudantes.

Uma das integrantes do grupo, a estudante Bianca Otília Lorençoni, de 15 anos, comenta que no projeto serão doze embaixadoras que procurarão entender como essas pessoas encaram a desigualdade de gênero, tendo como objetivo desconstruir paradigmas e estereótipos, fazendo também com que se tornem pessoas críticas.

“O grupo irá abrir um diálogo com os estudantes para saber o que eles acham e se concordam com as distinções existentes na sociedade em relação aos sexos opostos. Muitos aprendem desde pequenos que há coisas só para meninas e outras só para meninos, e isso não verdade”, comenta Bianca.

Ela ainda explica que o grupo foi preparado para abordar esses temas em sala de aula através de um projeto da World Childrens Prize, organização que trata do cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, que nesse ano estará voltado, em especial, ao direito da menina e da mulher.

O grupo de estudos feministas Olympe de Gouges é um projeto de iniciativa da professora Evelyn Mello que conta com 21 membros e realizam reuniões na ETEC todas as quintas-feiras após a última aula.

Bianca explica que o nome do grupo foi escolhido em homenagem a um ícone da Revolução Francesa do século XVIII, Marie Gouze, que se opôs à condição subserviente predefinida a qual a mulher era e é sujeita e por isso acabou sendo guilhotinada.

O Olympe de Gouges é uma extensão do grupo chamado Nova Canudos que debate os direitos da criança e do adolescente, que por sua vez pertence ao grupo mais amplo de estudos chamado “Político ou Idiota?”, o qual aborda e debate diversas vertentes sociais e é reconhecido e autorizado pelo Centro Paula Souza.

O objetivo do grupo é trabalhar em questões de gêneros que afetam a sociedade em geral. A partir desse ponto procura discutir em que medida a libertação da mulher pela qual o feminismo luta, criticando a sociedade patriarcal, se torna pertinente à questão de desenvolvimento social e das políticas públicas.

O desenvolvimento do trabalho conta com o estudo de teorias da política sexual, troca de experiência entre os membros e discussões pertinentes ao papel que a mulher vem desenvolvendo na sociedade ao longo da história.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x