Hospital Universitário fará 105 cirurgias eletivas mensais para Prefeitura
As especialidades cirúrgicas atendem a demanda da rede de saúde que detectou o maior número de pessoas na fila de espera
O médico e superintendente do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fábio Fernandes Neves, afirmou ter firmado o convênio com a Prefeitura de São Carlos (SP) para a realização de 105 cirurgias eletivas por mês, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), para tratamento de hérnia, vesícula, varizes, fimoses e alguns procedimentos ginecológicos e obstétricos.
Nesses meses iniciais (maio e junho), a previsão é realizar 20 cirurgias semanais e, a partir de julho, esse volume sobe para 30 procedimentos por semana. Nesse momento, serão realizadas no HU cirurgias eletivas ambulatoriais e não será feito nenhum procedimento cirúrgico de pacientes pediátricos.
As especialidades cirúrgicas atendem a demanda da rede de saúde que detectou o maior número de pessoas na fila de espera para a realização dos procedimentos. A Prefeitura irá pagar mensalmente R$ 141 mil e será um serviço contínuo. Cerca de 50% das cirurgias serão feitas no modelo hospital-dia, no qual o paciente se interna pela manhã, faz o procedimento e, caso não haja problema pós-cirúrgico, ele volta para casa. A outra parte será com internações curtas de aproximadamente de dois dias.
“São cirurgias de baixa complexidade e de alto fluxo. Serão habilitadas duas salas do novo Centro Cirúrgico e parte dos leitos da enfermaria destinados ao acolhimento desses pacientes”, afirmou o superintendente ao projetar que em um futuro breve serão incluídas as especialidades de ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Contudo, as negociações estão se iniciando com a Prefeitura.