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IDEB: São Carlos tem avaliação positiva

18/08/2012 15h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
IDEB: São Carlos tem avaliação positiva

“Quando a sociedade analisa a educação, ela está se analisando”, afirma o Profº. Dr. Celso Luiz Aparecido Conti, do Departamento de Educação da UFSCar. Segundo o pesquisador, é importante esclarecer que a tendência da sociedade a culpar as escolas que tiraram notas baixas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) não apreende a complexidade da situação.

Como todo índice, afirma o professor, o IDEB é a correlação de vários fatores. O resultado é obtido cruzando os seguintes dados: o desempenho dos alunos nas avaliações das disciplinas de Português e Matemática, e do chamado Fluxo, que é o índice de evasão escolar de alunos por escola.

Segundo Conti, este último “explica, em parte, por que as notas do IDEB são tão diferentes de escola para escola. Isto porque o Fluxo não depende da escola: depende do público que ela atende, do índice de vulnerabilidade maior ou menor dos alunos, da relação que esse público tem com a escola, com o período de horário de aula oferecido, já que, no período noturno, a evasão tende a ser maior”, explica.

E por isso o professor defende que a sociedade não deveria olhar a escola “como se fosse a única culpada”, já que “tem escolas que fazem um esforço hercúleo para melhorar o trabalho, mas fatores que não estão sob seu controle também afetam os índices”.

 

IDEB São Carlos

A Diretoria de Ensino de São Carlos, avaliando os dados do IDEB, considera que os resultados alcançados são positivos, já que as médias das escolas estaduais das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental estão acima das alcançadas pelo Estado, pois enquanto as médias das escolas estaduais do município foram de 6,1 e 4,8, as médias estaduais foram de 5,4 e 4,3, respectivamente.

Na avaliação da Diretoria, a média das escolas estaduais nas séries iniciais ficou entre as primeiras do estado, considerando todos os municípios paulistas, e a média das escolas estaduais nas séries finais do Ensino Fundamental foi superior a 10% da média estadual, ficando numa posição bastante expressiva. 

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