Idosos de Ibaté se tornam exemplos de qualidade de vida
O Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté tem sido referência em toda a região central do Estado, devido não somente ao tratamento, bem como as atividades realizadas e os benefícios oferecidos aos frequentadores, que tem aumentado consideravelmente.
e é coordenado por Dirce Lopes Peruchi que mostra satisfação, já que o Centro caiu na simpatia do povo ibateense.
“Temos espaço e condições para atender todas as pessoas interessadas e o Centro funciona de segunda-feira a sexta-feira e está sempre de braços abertos a quem nos procura”, garantiu.
PORTO SEGURO
Um “porto seguro”. Assim definiu Dirce referindo-se ao Centro, que é considerado a “segunda casa” daqueles que procuram, diariamente, um local para o lazer diário, bem como atividades recreativas e informais.
“Através de passeios, caminhadas, atividades, exercícios simples e que fazem parte do cotidiano de muitos, é o que motiva os frequentadores a saírem de casa e se darem uma oportunidade de desfrutar de bons e agradáveis momentos, proporcionados por toda a equipe do local, e fortalecidos pelo forte laço de amor, amizade e companheirismo que existe entre eles”, disse a coordenadora.
QUALIDADE DE VIDA
Procurando atender sempre bem e melhorar a saúde, um ponto importante que tem destacado o Centro do Idoso é a recuperação da autoestima dos idosos.
A terapeuta ocupacional Caroline Tagliatela relata que muitos chegaram ao local com muita dificuldade para caminhar, fazer movimentos rápidos e com medo de tudo, mas que aos poucos foram redescobrindo a autoconfiança e se permitindo melhorar a qualidade de vida.
“Hoje eles brincam, dançam, conversam, contam histórias de suas vidas, é uma verdadeira família constituída ao longo desse período. São ‘jovens’ idosos”, relatou a terapeuta.
Caroline conta ainda que no início das atividades, muitos tinham resistência à pratica das atividades físicas, porém, com o passar do dia-a-dia, mostram satisfação e acima de tudo seriedade, provando que a vida tem que ser vivida a cada minuto.
“Para mim é extremamente gratificante, pois a partir do momento em que eles foram redescobrindo e em muitos casos descobrindo, pois nunca tinham praticado antes, os benefícios que as atividades físicas estavam proporcionando para a saúde, passaram a se dedicar e valorizar cada exercício aplicado”, afirmou Caroline.
ATIVIDADES OFERECIDAS
O local oferece gratuitamente aos frequentadores, as seguintes atividades: curso de bordado e tricô, alongamentos, dinâmicas, relaxamento, massagem, oficina da memória, dança, grupo terapêutico, horta, plantio de rosas, passeios, entre outras atividades que estimulam o exercício mental, a fim de prevenir doenças relacionadas a memória, como por exemplo o Alzheimer.