1 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Idosos e crianças são as maiores vítimas de pneumonia

Idosos e crianças são as maiores vítimas de pneumonia

13/10/2012 14h46 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Idosos e crianças são as maiores vítimas de pneumonia

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções respiratórias, principalmente a pneumonia bacteriana, estão em terceiro lugar entre as doenças que mais matam pessoas de todas as idades no mundo, perdendo apenas para problemas cardiovasculares.

De acordo com a Secretária Estadual da Saúde, no primeiro semestre de 2012 já foram registradas 61.830 internações sendo 20% dos casos crianças menores de um ano. E 6.360 mil mortes por causa da doença, sendo o maior número de idosos com 4.971 óbitos.

O Pneumologista, Lenon César Tiossi, explica que a pneumonia é um processo inflamatório e infeccioso do pulmão que pode ser causado por bactérias, vírus, fungos ou outros agentes inalatórios irritantes. Fazendo com que ocorra uma grande produção de secreção inflamatória, o catarro, que é a defesa do organismo contra os agentes infecciosos, que imunda os alvéolos pulmonares.

Entre as funções que o pulmão tem é fazer a troca gasosa, recebendo o oxigênio e transferindo para o sangue que por sua vez encaminha aos tecidos do corpo.

“Os alvéolos pulmonares são as menores unidades do pulmão, sendo os responsáveis pela troca gasosa, que ao ficarem cheios de secreção, perde parte da função da troca gasosa, ocorrendo insuficiência respiratória para a rede sanguínea, fatal para o organismo”, diz Tiossi.

Os tipos de pneumonia podem ser classificados como comunitária, hospitalar ou associada a ventilação mecânica, onde o paciente passa a receber  intubação oratraquial. Este procedimento aumenta em 10% por dia o contagio de pneumonia.

Óbitos por pneumonia comunitária representam 1%, hospitalar de 5% a 10%, e a pneumonia associada a ventilação mecânica pode chegar a 50% por ser contraída por bactéria mais agressivas e resistentes a antibióticos.

A principal bactéria que provoca a pneumonia é a Pneumococo, que representa 70% das causas de contagio comunitária. E a causa mais comum de se contrair a doença é por micro aspirações, que ocorrem durante o sono, quando pequenas secreções da boca chegam ao pulmão.

“Essa via só chega ser perigosa para contagio em indivíduos com a imunidade baixa ou deficiência imunológica por outros fatores”, explica Tiossi.

Outra forma de se contrair pneumonia na comunidade é por inalação de aerossol que pode ser por meio de vírus dispersos no ar, como o Influenza, o vírus da Gripe.

Os sintomas iniciais da pneumonia são: febre, tosse seca que pode evoluir com catarro, dor com tosse ou quando respira, dores abdominais, falta de apetite, falta de ar. A doença pode ser diagnosticada através de exames clínicos, além do indispensavél Raio X de tórax.

O médico ressalta que o tratamento da pneumonia deve ser feito de forma individualizada pelos diversos fatores que o paciente pode apresentar paralelo a doença. Fumantes também são mais propensos a contrair a doença pela baixa imunidade do pulmão, através da inflamação permanente do órgão facilitando o contagio.

A única forma eficiente de se prevenir a pneumonia é pela vacinação. Manter o sistema imunológico saudável também é muito importante e necessário para evitar contagio por bactéria e vírus. Se alimentar bem, ingerir bastante líquido, manter a higiene pessoal diária corretamente são formas simples de se prevenir.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
MA
MA
12 anos atrás

MUITO BEM EXPLICADO…PARABÉNS DR!

plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x