6 de Dezembro de 2023

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Iguatemi completa 26 anos em plena decadência

Iguatemi completa 26 anos em plena decadência

Redução do estacionamento, fechamento de âncora e fuga de lojas, além de polêmicas marcam história do centro de compras em São Carlos

14/10/2023 10h01 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Iguatemi completa 26 anos em plena decadência

O Shopping Iguatemi São Carlos completou 26 anos no dia 29 de setembro de 2023 em plena decadência.  O Iguatemi de São Carlos foi criado com planos audaciosos, como um shopping regional, para atender a cerca de 41 cidades da região central do estado de São Paulo, mas ultimamente vem perdendo espaço para centros de compras de Ribeirão Preto, Araraquara e Piracicaba.

O Iguatemi São Carlos perdeu, nos últimos anos várias lojas importantes. A última, uma das âncoras, foi Hipermercado Extra, que acompanhava o shopping desde sua inauguração. O novo supermercado, de dimensões diminutas se comparadas ao Extra, é voltado para a elite e acaba não agregando nada ao empreendimento.

Hoje, cerca de 15 espaços para lojas estão fechados. Algumas lojas chegaram a ser anunciadas e nunca inauguradas, como o Restaurante Madero. Além disso, as promoções de fim de ano e outras datas comemorativas não oferecem mais a premiação de anos anteriores, não atraindo tanto o consumidor em comparação com outros shoppings. Fugindo dos altos valores de aluguel e condomínio, vários empresários preferiram deixar o Iguatemi e se instalar no centro de São Carlos.

Depois de um início pujante e dinâmico, o shopping começou a patinar. A cada ano os shows, espetáculos e exposições foram rareando até quase desaparecerem. Lembrando que o shopping chegou a abrigar o Café Cancun, que era a principal balada da cidade no início dos Anos 2000.

O espaço do centro de compras foi diminuindo. À medida que se adotou o sistema de cobrança do estacionamento interno e houve uma ampliação do shopping, houve uma drástica redução do número de vagas para veículos estacionarem, revelando que parece ter havido uma falta de planejamento quando houvesse uma expansão.

O posto da Polícia Federal, criado para a emissão de passaportes e que era mais um grande atrativo para toda a região foi fechado há alguns anos e nunca mais recuperado.

CINEMA

Os altíssimos preços dos cinemas afastaram os consumidores do Iguatemi. A demanda pelo Cine São Carlos, no centro da cidade e com ingressos de preço acessível, aumentou tanto que causou a implantação de uma segunda sala. Ao contrário das salas do shopping, que, com exceção dos finais de semana, muitas vezes ficam às moscas, as duas salas do Cine São Carlos vivem sempre lotadas e com várias sessões para atender o público. Além disso, nas duas salas do centro as opções de filmes são bem maiores.

PERDENDO ESPAÇO

O Iguatemi São Carlos vem perdendo espaço até mesmo para o Shopping Jaraguá, em Araraquara, atraindo muitos são-carlenses. Mas se comparado com o Iguatemi Ribeirão Preto, o de São Carlos pode ser chamado de “shopping caipira”, tamanha a diferença de qualidade de lojas e infraestrutura.

Talvez a mudança constante de comando afete o crescimento do shopping de São Carlos. A interação com a cidade e os projetos de parceria não têm continuidade devido a estas trocas de gerentes.

Nestes 26 anos também não faltaram polêmicas. Em 2017, a medida tomada pelo Shopping Center Iguatemi de São Carlos, de restringir acesso de adolescentes aos sábados dividiu opiniões. Desde 25 de março daquele ano, o centro de compras estava proibindo a entrada de adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis aos sábados das 17h às 22h.  Para o professor do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar, Joelson Gonçalves de Carvalho, as justificativas da medida ocultam o objetivo de “higiene social”.

A tese foi corroborada pela professora de Filosofia, Niege Pavani. Ela afirma que estas medidas tinham o objetivo de privar os menores de classes baixas a ter acesso a um espaço público de lazer e entretenimento. “Teremos assim uma combinação perigosa: de espaços privados de lazer e entretenimento para as crianças e adolescentes ricos e ausência de opções públicas para os adolescentes de classes pobres, que ficam marginalizadas e relegadas às drogas. Esta é a receita da exclusão social que pode agravar ainda mais os problemas sociais de São Carlos”, ressalta.

COVID

Na pandemia da Covid-19, o shopping perdeu algumas lojas, principalmente pela total falta de sensibilidade. A direção do Iguatemi não se solidarizou com lojas fechadas durante a quarentena baixada pelo Governo do Estado de São Paulo e muitos empresários tiveram que recorrer ao Poder Judiciário para deixar o local.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x