Incineração marca o Dia da Bandeira
Em Comemoração ao Dia Nacional da Bandeira, o Tiro de Guerra (TG) de São Carlos realiza neste sábado (19), a solenidade da incineração de bandeiras antigas, juntamente com a formatura do TG. Geralmente realizado ao meio-dia, o evento será realizado excepcionalmente por volta das 17h30.
“São bandeiras antigas, as quais não são mais utilizadas por entidades e outras empresas do município. Durante o ano elas são trazidas para o Tiro de Guerra para que sejam queimadas no dia da Bandeira, já que elas não podem ter outro destino e só podem ser incineradas em uma unidade militar”, disse o subtenente do TG de São Carlos, José Valdecir Oleynik. Durante o ano, segundo o subtenente, pelo menos cinco bandeiras foram entregues para incineração no Tiro de Guerra. De acordo com o subtenente Oleynik, as bandeiras recolhidas são de vários tamanhos, porém oficiais.
Ainda segundo o chefe do TG de São Carlos, na solenidade de queima das bandeiras e formatura dos alunos do tiro de guerra deve estar presente o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, além de outras personalidades do município.
História do Dia da Bandeira – O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. O hino que ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.
Curiosidades sobre a bandeira brasileira – Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
Edição Jeferson Vieira