16 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Iniciativa de implantação de internet gratuita no transporte público estadual avança na Alesp

Iniciativa de implantação de internet gratuita no transporte público estadual avança na Alesp

Projetos que promovem isenção de taxas para vestibulandos e idosos também foram contemplados

16/11/2024 21h56 - Atualizado há 4 segundos Publicado por: Redação
Iniciativa de implantação de internet gratuita no transporte público estadual avança na Alesp

Os integrantes da Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se reuniram, na tarde desta quarta-feira (13), para discutir e deliberar uma pauta de 41 itens.

Entre as 33 propostas que receberam aval dos parlamentares está o Projeto de Lei 627/2023, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PL), que busca autorizar o Poder Executivo a implantar pontos gratuitos e abertos de acesso à internet sem fio no sistema dos transportes coletivos estaduais.

De acordo com a justificativa apresentada pelo autor, “o uso dos serviços multimídia de internet é, atualmente, uma barreira econômica à população, e a iniciativa complementa e possibilita uma justa oferta de transmissão de Wi-Fi, permitindo a conexão com a Internet no transporte coletivo”.

Após a reunião, o presidente do Colegiado, deputado Ricardo Madalena (PL), disse estar contente com o empenho dos deputados em conduzir as proposituras adiante. “Fico muito feliz que conseguimos dar prosseguimento a tantas propostas importantes para melhorar a mobilidade da população em território paulista. Chegando ao final do ano, era essencial avançar essas pautas”, disse ele.

Gratuidade

Também visando facilitar o cotidiano dos passageiros do sistema de transporte coletivo estadual, receberam aval da CTC dois projetos com objetivos semelhantes. O primeiro é o Projeto de Lei 47/2024, elaborado pelo deputado Paulo Fiorilo (PT), que busca conceder isenção do pagamento de taxas estaduais relativas à renovação da Carteira Nacional de Habilitação às pessoas com mais de 70 anos de idade.

Igualmente com o objetivo de trazer gratuidade a um grupo específico da sociedade paulista, o Projeto de Lei 1727/2023, criado pela deputada Beth Sahão (PT), procura instituir o Passe Livre Vestibular nos transportes de Concessão Estadual nos dias de prova abos inscritos em vestibulares do Sistema Púlico de Ensino.

“Tanto o passe livre quanto a isenção de taxas aos idosos são medidas necessárias para as pessoas que passam por dificuldades financeiras, sobretudo. O que pudermos fazer enquanto Comissão, antes mesmo de aprovar as matérias em Plenário, nós faremos”, esclareceu o deputado Donato (PT), relator de ambos os projetos.

Proteção

Além disso, duas iniciativas de destaque que passaram pelo aval da Comissão foram o Projeto de Lei 284/2021, de autoria da deputada Monica Seixas (Psol), que estabelece novas medidas de proteção aos motoristas, cobradores e colaboradores do sistema estadual de transporte coletivo de passageiros; e o Projeto de Lei 319/2023, de autoria do deputado Rogério Nogueira (PSDB), que pretende tornar obrigatório o plantio de árvores nativas nas margens das rodovias estaduais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x