Jangadeiro de Ouro promove 4° Festival e Intercâmbio da Capoterapia
Neste final de semana o Jangadeiro de Ouro/SP promoveu o 4° Festival e Intercâmbio da Capoterapia do Estado de São Paulo, evento que contou com várias cidades do interior paulista: Araras, Leme, Itatiba, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Itápolis, Valinhos, Rio das Pedras, Assis, Grande São Paulo e São Carlos.
Mestre Taroba, diretor da Capoterapia do Estado de São Paulo, destacou a importância do evento, cujo objetivo é divulgar mais a Capoterapia, com geração de emprego e renda para o município. “O intercâmbio traz aproximação dos idosos com os outros capoterapeutas de vários municípios do Estado de São Paulo. A Região Central tem o privilégio de estar realizando os eventos como a MegaJornada de Capoterapia do Estado de São Paulo, Expansão Cultural do Estado de São Paulo e o Festival e Intercâmbio do Estado de São Paulo. É importante frisar que o Centro de Referência da Capoterapia Jangadeiro de Ouro está localizado em São Carlos. Foram vários anos lutando para instalar o Cento de Referência em São Carlos”, afirmou Taroba.
“Quero aqui agradecer o prefeito Airton Garcia Ferreira por sempre acreditar na prevenção e nos cuidados aos nossos idosos. Hoje a Capoterapia é Lei no Município de São Carlos”, prosseguiu.
Foi através desses resultados e propostas que Mestre Taroba apresentou na Câmara Municipal, em 2018, quando foi aprovada e sancionada a Lei pelo prefeito Airton Garcia.
“Não poderia deixar de agradecer o deputado Alex de Madureira por destinar emenda parlamentar para o desenvolvimento da Saúde da população da melhor idade. Durante estes últimos três anos o deputado Alex de Madureira sempre deixou bem claro seu compromisso com a população de São Carlos. Isso faz toda diferença na vida de quem mais precisa: os idosos. Isso mostra o trabalho sério que nosso Diretor da Capoterapia do Estado de São Paulo, Mestre Taroba, vem realizando, afinal de contas são mais de 40 anos cuidando de quem mais precisa, nossas crianças, adolescentes e agora nossos idosos. Olha: fazendo as contas são mais de 10 mandatos de prefeitos em São Carlos, com certeza o programa de qualidade de vida para melhor idade, a Capoterapia, vem ajudando os idosos a superar barreiras como depressão emocional, dores pelo corpo, baixa autoestima, convívio familiar. São vários benefícios. Quem ganha são as cidades que desenvolvem estes programas em qualidade de vida, praticamente o custo é quase nada para o município, investimento em prevenção é remédio aplicado direto na veia das pessoas idosas, enquanto um idoso acamado custa cerca de aproximadamente R$ 10 mil mensais para o cofres públicos. São vários tipos de medicamentos, uso diário de fraldas, ambulâncias, equipes médicas, psicólogos, assistência social, fora a dificuldade que os familiares tem para internação das pessoas idosas. Está lá no Estatuto do Idosos: eles têm direito a saúde, esportes, lazer, cultura, segurança, transportes e outros itens. Infelizmente muitos deles vivem jogados, são pessoas que mais contribuíram para o desenvolvimento do nosso país”, declarou o diretor da Capoterapia do Estado de São Paulo, Mestre Taroba.