6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Jardim Velho ganha Projeto Geladeira do Saber

Jardim Velho ganha Projeto Geladeira do Saber

Programa tem o objetivo de incentivar a leitura, através do empréstimo espontâneo de obras literárias, livros técnicos, didáticos e outros

30/12/2020 20h22 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Jardim Velho ganha Projeto Geladeira do Saber Foto: Divulgação

Descalvado ganhou na semana passada o Projeto Geladeira do Saber. A primeira unidade foi instalada na Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como “Jardim Velho” e já pode retirar e ou doar livros.

A Geladeira do Saber é um projeto de incentivo a leitura, instituído em Descalvado pelo Rotary Clube. “O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo”, afirma o presidente da entidade em Descalvado, Diogo Almeida Pizzato.

Várias pessoas, inclusive do Rotary, fizeram doações para que o primeiro acervo de obras fosse completado e colocado à disposição dos usuários da praça. “A ideia é que as pessoas peguem livremente os livros para ler, que os devolvam e que também doem os títulos disponíveis para outras pessoas. Esta rotatividade é que faz este projeto muito interessante”, comenta Pizzato.

O município deve utilizar geladeiras em desusos para transformá-las em bibliotecas. “Podem nos tirar tudo, mas não o conhecimento. Com o livro, você viaja, conhece outro país, culturas e adquire novos conhecimentos”, disse o presidente do Rotary Clube. Segundo ele, a localização da Geladeira está num local estratégico, na principal praça da cidade e bem ao lado do ponto de ônibus mais usado do município.

Na Geladeira do Saber, a população pode retirar, trocar e doar livros sem a necessidade de um cadastro formal. Não há um responsável, as pessoas podem retirar os livros e devolver quando quiser. O papel do Rotary, assim como de outras instituições é estimular cada vez mais a leitura e esse é um projeto importante para a educação. “Estamos oferecendo a oportunidade dos livros chegarem à população”, comenta Pizzato.

Para o ex-secretário de Educação de São Carlos, Nino Mengatti, a Geladeira do Saber incrementa o trabalho da educação. “Em tempos de internet e tantas tecnologias digitais, estimular a leitura e dar o acesso à população aos livros é bastante importante para disseminar conhecimento e fomentar a leitura nos mais variados públicos”, afirmou o ex-secretário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x