A Prefeitura de São Carlos publicou no Diário Oficial do Município a Concorrência Pública Eletrônica Nº 07/2026, do Tipo Menor Preço Global, Processo Administrativo Nº 7797/2026, para a contratação de empresa de engenharia para obras de reforma, manutenção e melhoramentos no Parque Municipal “Beraldo Sbampato”, conhecido como Parque do Bicão.
O recebimento e a abertura das propostas ocorrem na quarta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 9h30, bem como o início da sessão de disputa de preços. O valor máximo fixado para esse edital é de R$ 422.825,62.
A Concorrência Eletrônica será realizada em sessão pública, por meio de sistema eletrônico de comunicação pela Internet. O sistema utiliza recursos de criptografia e de autenticação que asseguram condições adequadas de segurança em toda etapa do certame.
Inicialmente devem ser realizados serviços preliminares , incluindo a limpeza de toda a área, com remoção de vegetação e materiais orgânicos, demolição dos passeios danificados para execução de nova estrutura e o subleito será nivelado e compactado, garantindo condições adequadas para a execução da base.
O reassentamento de piso em pedra portuguesa (mosaico português), visando à recuperação estética, funcional e às condições adequadas de acessibilidade (conforme a NBR 9050), também está previsto.
Após a preparação do terreno, deverá ser executada uma camada de base brita, com espessura de 5 cm, devidamente espalhada e compactada com equipamento mecânico, como placa vibratória, a fim de proporcionar estabilidade e drenagem ao pavimento.
Será implantado o sistema de iluminação pública em tecnologia LED, contemplando o desenvolvimento do projeto executivo de instalações elétricas, fornecimento e instalação de postes, luminárias, infraestrutura elétrica e dispositivos de proteção e comando.
“O sistema ainda será projetado de forma a proporcionar adequada iluminação das áreas de circulação, contribuindo para a segurança dos usuários, eficiência energética e redução de custos de manutenção. Os serviços deverão atender às normas técnicas aplicáveis”, explica o secretário da Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, lembrando que também será instalado um sistema de monitoramento por câmeras, contemplando o fornecimento, instalação, configuração e integração dos equipamentos de captação de imagens, infraestrutura de rede, alimentação elétrica e sistema de gerenciamento.
De acordo com o prefeito Netto Donato, a ideia é restabelecer as condições adequadas de segurança, acessibilidade, funcionalidade, conservação e utilização desse importante equipamento público destinado ao lazer, à prática esportiva, à convivência social e à preservação ambiental.
“Essa contratação é necessária em razão do processo de desgaste natural da infraestrutura existente, que já apresenta pontos de deterioração e limitações que interferem diretamente na qualidade, na segurança e na acessibilidade do espaço público. Os passeios em pedra portuguesa, as quadras e as pistas de caminhada precisam de intervenções para garantir melhores condições de circulação aos usuários. Também identificamos a necessidade de modernização e ampliação da iluminação, de forma a assegurar níveis adequados de visibilidade e segurança durante o período noturno”.
“Outro ponto importante é a implantação de um sistema de videomonitoramento, que permitirá ampliar a capacidade de prevenção e resposta a atos de vandalismo, depredação do patrimônio público e outras ocorrências. Nosso objetivo é qualificar a infraestrutura, recuperar os espaços que necessitam de intervenção e oferecer à população um ambiente mais seguro, acessível, funcional e adequado para o uso cotidiano”, finaliza o prefeito.
As informações da Concorrência Pública Eletrônica Nº 07/2026 podem ser consultadas na página inicial no site do Banco do Brasil, no www.bb.com.br, opção licitações, ou diretamente em https://licitacoes-e2.bb.com.br/aop-inter-estatico/.








