6 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Médico da família indica treinamentos de mindfulness

Médico da família indica treinamentos de mindfulness

Tabagismo é responsável por 428 mortes por dia no Brasil, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)

24/08/2020 13h02 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Médico da família indica treinamentos de mindfulness Foto: Divulgação

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto. Segundo especialista Marcelo Demarzo, treinamentos de atenção plena podem ser eficazes para enfrentamento do vício.

O tabagismo é responsável por 428 mortes por dia no Brasil, de acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com o objetivo conscientizar a população sobre os danos causados pelo cigarro e suas substâncias, em 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

De acordo com o médico da família e especialista em mindfulness, Marcelo Demarzo, o consumo do tabaco é um fator de risco grave para o desenvolvimento de doenças cardíacas, pulmonares, vasculares, além de aumentar o risco de doenças infecciosas. Porém, a dificuldade em enfrentar o hábito de fumar é, muitas vezes, o principal motivo para a manutenção do problema.

“O cérebro possui um sistema de aprendizado baseado em recompensa, ou seja, fazer algo que faça nos sentirmos bem acaba reforçando o comportamento, estimulando para que façamos a mesma coisa mais vezes. No caso do tabagismo, cada tragada de um cigarro fornece nicotina para o cérebro, a qual se liga a receptores que desencadeiam uma onda de dopamina, um neurotransmissor que provoca bem-estar imediato, estimulando o comportamento de fumar”, explicou.

Uma nova abordagem terapêutica que tem trazido resultados positivos para o combate ao fumo são os treinamentos em mindfulness (atenção plena), que agem “quebrando” exatamente esse ciclo vicioso.

Segundo Demarzo, o treinamento amplia a percepção dos efeitos imediatos do cigarro, fazendo com que a pessoa preste mais atenção ao ato de fumar e perceba, por exemplo, a “sensação de queimação” enquanto inala a fumaça, ou se atente ao gosto e ao cheiro desagradável.

“A percepção de bem-estar para o cérebro fica diminuída, ajudando a atenuar a força do mecanismo de recompensa. Os estudos nos mostram que há uma clara relação inversa entre a prática regular da atenção plena e o hábito de fumar, diminuindo também o prazer da ação”, disse.

Prática de Mindfulness

A prática de Mindfulness pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer lugar várias vezes ao dia, principalmente nos momentos em que a pessoa está acostumada a fumar, sejam estes relacionados às refeições ou aos picos de estresse da rotina.

Uma das técnicas para iniciantes tem duração de apenas três minutos. Para conferir, acesse o perfil do Centro Mente Aberta no Spotify (https://open.spotify.com/show/1VKltZrVsy5ACpzm2w3Vux) e escute a meditação guiada por Demarzo.

Existe ainda o programa MBRP (Mindfulness-based Relapse Prevention) específico para o tratamento de dependência de tabaco (e também de álcool e outras drogas). Ele é composto por oito sessões, ao longo de dois meses. O protocolo foi desenvolvido por um dos pioneiros em pesquisas e intervenções psicológicas sobre a dependência de substâncias, o americano Alan Marlatt.

Para saber mais sobre os programas em mindfulness disponíveis no Brasil, acesse www.mindfulnessbrasil.com.

O que é Mindfulness? 

Mindfulness é um dos estados da mente, acessível a qualquer indivíduo, que consiste em um exercício de querer vivenciar o momento presente, intencionalmente, aceitando a experiência.

Em mindfulness, o sentido correto de aceitação é o de se olhar a realidade como ela realmente é, sem julgá-la ou reagir a ela no “piloto automático”.

Com a prática regular, o processo torna-se mais natural, sendo possível permanecer nesse estado em grande parte do tempo e aumentar a qualidade de vida do indivíduo.

Embora muitos dos termos e técnicas tenham origem nas tradições orientais, o mindfulness hoje em dia é considerado uma prática laica (secular, não-religiosa), com sólida base científica.

Quem é Marcelo Demarzo?

É médico especialista em Mindfulness para adultos e crianças, com treinamentos na Inglaterra (Mindfulness in Schools Project, em Londres; Oxford Mindfulness Centre, na Universidade de Oxford; e Instituto Breathworks, em Manchester), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society, na Universidade de Massachusetts).

Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde na Universidade de Zaragoza, na Espanha, e diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana em Dharamsala, na Índia.

Junto com o professor Javier Garcia-Campayo, da Universidade de Zaragoza, desenvolveu a Terapia de Compaixão Baseada em Estilos de Apego (Attachment-Based Compassion Therapy).

É fundador e atual coordenador do Mente Aberta (www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre Mindfulness.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x