26 de Dezembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Microempreendedor impulsiona criação de empresas

Microempreendedor impulsiona criação de empresas

13/03/2012 09h01 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Microempreendedor impulsiona criação de empresas

Dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) mostram que São Carlos registrou um crescimento de 18% no número de empresas, em 2011, em relação a 2010. Ao todo, foram 2.529 novos empreendimentos instalados na cidade. Do total, 94% representam micro ou pequenas empresas.

Na avaliação do gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em São Carlos, Fabio Bonassi, esse crescimento está intimamente ligado ao avanço causado pela Lei do Microempreendedor Individual (MEI) que está estimulando as pessoas a saírem da informalidade.

“A desburocratização para se abrir uma empresa, com boa parte do processo sendo feito pela internet pelo próprio empreendedor, facilitou e já dá a ele um alvará provisório para iniciar as atividades”, afirmou.

Bonassi relata ainda que a Lei do MEI tem um caráter social protetivo, principalmente para as mulheres que se por acaso engravidarem podem ter pela Previdência Social o salário-maternidade e os direitos assegurados para cuidas do filho nos primeiros meses de vida.

Em Araraquara, segundo a Jucesp, houve crescimento de 15,78% no número de empresas. Na cidade foram criadas 2.112 novas empresas. Em Rio Claro o crescimento foi de 15%, com a criação de 1.484 novos empreendimentos.

A pesquisa da Jucesp também apontou a participação das mulheres no empreendedorismo. Em São Carlos, por exemplo, as mulheres representam 48% dos novos negócios. Araraquara tem 44% e Rio Claro registrou 45,5% do total das novas empresas.

Na avaliação de Bonassi, o crescimento está ligado ao avanço da economia do Brasil. “Mesmo crescendo aquém do que se espera para um país emergente, taxas que giram perto de 4% já são suficiente para ajudar a subtrair empreendedores que atuam na informalidade”, disse.

Para o analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Carlos Antonio Munno, o momento econômico atual é favorável para os micro e pequenos empresários. “O Brasil hoje está numa situação referente ao mercado muito boa. Eu acho que está em um bom momento para as pessoas aproveitarem para se formalizar” explicou.

O gerente do Sebrae avalia ainda que pela economia diversificada de São Carlos e o setor de serviços tendo 18 mil estudantes universitários como uma válvula motriz, a tendência é que esse número cresça ainda mais no decorrer do ano.

A lei do MEI tem estimulado esse processo afirmou Bonassi. “Desde 2009 há um avanço considerável no número de abertura de empresas pelo MEI. Hoje o Brasil tem perto de 1,5 milhão de inscritos, sendo quem em 2011 pelo menos um 1 milhão aderiu a formalização”, afirmou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x