Minifloresta urbana transforma espaço escolar e reforça educação ambiental em São Carlos

Na manhã desta quinta-feira (26), o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Antônio de Lourdes Rondon, localizada no bairro Maria Stella Fagá, viveu um momento de transformação ambiental com a implantação de uma Minifloresta Urbana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos e a empresa Amdocs, e teve a participação ativa dos alunos da escola. O evento contou com a participação do vice-prefeito, Roselei Françoso, e do secretário de Educação, Lucas Leão.

O projeto foi idealizado a partir do contato da direção da escola com a permacultora e educadora ambiental Joelma Marcolino. Inspirada na metodologia do japonês Akira Miyawaki — que propõe o reflorestamento urbano com alta densidade de espécies nativas — Joelma coordenou o plantio de mudas da Mata Atlântica e do Cerrado em um pequeno espaço, priorizando espécies frutíferas e adaptadas à convivência com o ambiente escolar.

“É como montar um quebra-cabeça vivo, unindo diferentes espécies de forma integrada. Nosso objetivo é criar pequenos fragmentos de floresta que ajudem a combater o caos climático e promovam educação ambiental na prática”, explicou Joelma, que liderou a equipe técnica do projeto formada por profissionais da agroecologia e da permacultura.

INÉDITO

A diretora da escola, Natália Cristina Cabrera de Araújo, destacou o ineditismo da ação. “É a primeira Mini Floresta, que temos conhecimento, implantada em uma escola da rede municipal. É um projeto pensado para crescer junto com as crianças. Daqui a poucos anos, elas poderão colher os frutos dessa experiência — no sentido literal e simbólico”, explicou.

Representando a Amdocs, empresa parceira da iniciativa, o diretor Ricardo Ortega comemorou o impacto do projeto. “É muito gratificante contribuir com a cidade e deixar essa marca verde e viva. Queremos que essa floresta seja um legado para as futuras gerações, e um convite para que todos se envolvam com o meio ambiente”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Leão — ex-aluno da unidade escolar — também reforçou o orgulho e a importância do projeto. “É emocionante ver essa escola tão bem cuidada e ainda mais bonita com esse projeto. Que essa ideia sirva de inspiração para outras escolas, sempre com o apoio da comunidade e da iniciativa privada”.

Já o vice-prefeito Roselei Françoso enalteceu o papel da educação ambiental diante das mudanças climáticas. “As árvores que plantamos hoje vão oferecer sombra, frescor e vida em um futuro que já mostra seus desafios. Ao cuidar da natureza, as crianças aprendem desde cedo o valor do respeito, do cuidado e da responsabilidade com o planeta. Cada muda plantada é também uma semente de consciência que cresce junto com elas”.

Compartilhe:

Recomendamos para você

NA SÃO CARLOS FM!!
Empresário Paulinho Gullo diz que meta está perto de ser atingida; doações via Pix vão direto ao supermercado parceiro
Há 13 minutos
ENTREVISTA!!!
O assessor especial João Muller afirma que encontro nesta quarta (17) abre debate inédito no distrito de Santa Eudóxia
Há 30 minutos
Confira notas de Falecimento da Nova Funerária de São Carlos
Há 2 horas