Moradora reclama de mau atendimento na USF do Jardim Munique
A saúde tem sido um setor muito questionado em São Carlos nos últimos tempos. Reclamações de todos os tipos foram apontadas pela população, uma delas é em relação ao atendimento em algumas unidades de saúde. A dona de casa, Claudia Regina Melo Marques, 42, afirmou que isso vem acontecendo no Jardim Munique.
Após sofrer uma queda, Claudia disse que procurou atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, que fica em frente à residência da dona de casa, mas que o atendimento foi péssimo. “Eu caí e machuquei a perna, inflamou, procurei socorro no posto em frente de casa, mas ao chegar fui tratada mal, com descaso, como se eu fosse um cachorro”, revelou.
Outro fato destacado por Claudia, é que quando precisa e vai até a USF, mandam-na procurar a unidade do bairro Maria Stella Fagá. “Eu caí a dois quarteirões do posto de saúde, mas ao chegar lá me disseram que eu teria que ir até o do Fagá, como isso, se eu moro no Jardim Munique?”, questionou.
A dona de casa também destaca que faltam remédios e outros produtos, como para fazer curativo. “Me receitaram um remédio de R$ 94 que não tem disponível no bairro, preciso comprar, mas não tenho condição, também não tem gaze para fazer o curativo na perna, fui pegar outro dia me deram pouco e disseram para buscar mais no Fagá, a situação está feia”, reclamou.
Claudia conta ainda que sente fortes dores e tem medo de algo pior caso não recebe um tratamento adequado. “As dores estão aumentando, antes era só na perna, agora chegou ao quadril, me disseram que se não cuidar direito posso perder a perna, estou vivendo nessa angústia”, disse.
Apesar das reclamações sobre o atendimento na USF do Jardim Munique, Claudia enaltece o trabalho de dois profissionais, que buscam atender a população com toda atenção. “Não podemos generalizar, o atendimento no geral é ruim, mas o Dr. Edson e a enfermeira Silvana merecem um destaque positivo, pois sempre atendem a todos com muita dedicação e atenção”, observou a dona de casa.
MEDICAMENTOS
Além de o atendimento ter sido bastante questionado, outro ponto chama a atenção segundo os moradores, a falta de medicamentos. De acordo com a dona de casa Benedita Zambon, 62, sempre que precisa de remédio de pressão não encontra disponível. “Não tem remédio de pressão, precisei emprestar uma caixa de uma amiga, foi a minha sorte”, contou.
PREFEITURA
A Secretaria Municipal de Saúde informou que referente ao atendimento da senhora Claudia na Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Monique, hoje, 14, pela manhã, a equipe de enfermagem dará um posicionamento sobre o caso. Um médico da USF já adiantou que nunca houve problemas de má conduta nessa unidade e que não há falta de gaze. Para a entrega de alguns medicamentos, o procedimento é orientar o paciente a buscá-los na UBS Maria Stela Fagá (Centro de Entrega de Medicamentos), no entanto, as medicações básicas são entregues na própria USF Jardim Munique.