MP aprova água do SAAE
Promotor do Meio Ambiente, Flávio Okamoto: “São Carlos tem a sorte de ter uma água fornecida na torneira de excelente qualidade”.
DA REDAÇÃO
O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, confirmou que a água distribuída à população de São Carlos pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) é de excelente qualidade. De acordo com ele, as análises feitas na Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza, na Avenida Dr. Carlos Botelho, revelam que a água tratada fornecida aos moradores é a melhor possível. “Reforço que ninguém precisa comprar água. Ninguém precisa entrar em pânico porque a água tratada fornecida na torneira de casa é excelente”.
ALERTAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO – Dr. Flávio Okamoto adverte que algumas pessoas não sabem, mas as redes de esgoto sempre estão nas margens dos rios, porque o esgoto quando sai da nossa casa desce por gravidade até o ponto mais baixo que é sempre o fundo de vale. E quando ocorre o entupimento da rede de esgoto, ou rompimento, ele imediatamente vai extravasar. “Vai vazar para o corpo d’água, para o córrego, para o rio. Então, nessa época em que a gente não tem chuva, quando tem o vazamento de esgoto, ele fica muito evidente porque não tem água para diluir. Dessa forma, o rio ou córrego acabam se tornando esgoto puro quando tem esses vazamentos como a gente teve há alguns dias ali na Visconde de Inhaúma, no Gregório. Ali, o pessoal do SESC estava reclamando muito. Na região do Espraiado, perto do Parque Ecológico, há dois finais de semana, muitas pessoas também perceberam um cheiro bastante ruim, como a gente teve na altura da curva do Joinha, um pouquinho pra frente, um cheiro muito forte, ruim também. Tudo isso são problemas na rede de esgoto, geralmente de entupimento. Por isso, alertamos para que não haja descarte irregular em casa, nas pias e vasos sanitários. Dentro da privada, nada de papel higiênico, absorvente, pano, nada. A gente não deve jogar absolutamente nada sólido na privada, porque isso vai se acumular nos coletores, nos interceptores de esgoto, vai entupir e, como eu disse, vai vazar direto no rio”.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, continua: “ vale lembrar, ainda, que algumas pessoas tem o péssimo hábito de pegar o óleo de cozinha, da fritura, e jogar no ralo da pia. Não pode. Ele deve ser reciclado. Deve ser colhido em garrafas pet e deve ser entregue nos locais que você pode consultar, inclusive, no site da prefeitura, na ‘Ecológica’. Apesar dessas atitudes que comprometem nossos córregos e rios, reitero que São Carlos tem a sorte de ter uma água fornecida na torneira de excelente qualidade”.
QUALIDADE DA ÁGUA EM SÃO CARLOS – A água potável distribuída em São Carlos é proveniente de poços profundos, que representam mais de 60% do abastecimento, e de duas captações superficiais ( Espraiado e Ribeirão Feijão), que encaminham água bruta a duas estações de tratamento: ETA Vila Pureza e ETA CEAT. Para garantir a segurança da água fornecida à população, o SAAE põe em prática o conceito de múltiplas barreiras, que consiste em aplicar várias medidas de proteção em série ao longo da cadeia de abastecimento, desde a captação até a distribuição, para assegurar a qualidade da água produzida. Nessa abordagem, a eventual falha de alguma barreira é compensada com o desempenho das demais. Assim, há uma diminuição significativa da probabilidade de que contaminantes estejam presentes em quantidades suficientes para causar efeitos nocivos à saúde dos consumidores.
Segundo a Gerente de Operações de Tratamento de Água e Esgoto do SAAE São Carlos (GOTAE), Dra. Leila Jorge Patrizzi, além do atendimento ao padrão de potabilidade (Anexo XX, da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterada pela Portaria GM/MS nº 888/2021), que estipula um padrão de qualidade para a água tratada e metas de desempenho ao tratamento, o SAAE busca garantir a segurança da água apoiando-se em quatro pilares: preservação e monitoramento dos mananciais de captação, infraestrutura adequada, controle adequado dos processos (procedimentos operacionais adequados e equipamentos analíticos confiáveis), e equipe qualificada e treinada.
“Uma das barreiras abordadas pelo SAAE é a preservação dos mananciais, reforçada por ações de conscientização e de educação ambiental. O SAAE também realiza, nos dois mananciais, a coleta e a análise de amostras em diferentes locais a montante da captação, na captação, na água bruta afluente às ETAs. O monitoramento da água dos mananciais é de grande importância, pois permite a identificação prévia de eventuais perigos, fornecendo margem para a tomada de ação rápida por parte da operação, seja para fazer ajustes no tratamento da água para garantir a produção de água segura e em conformidade com o padrão de potabilidade, seja para reduzir a vazão ou desligar a captação de determinado manancial, caso necessário”, afirmou Dra. Leila Patrizzi.
LABORATÓRIOS ETA: PADRÃO DE EXCELÊNCIA – Os laboratórios de controle de qualidade da água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), que funcionam na Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza, na Av. Dr. Carlos Botelho, foram classificados como de excelência pelo Programa de Ensaios de Proficiência ERA A Waters Company do Colorado – EUA, após uma avaliação que ocorreu em outubro de 2023. A equipe da ETA Vila Pureza é composta por um grupo de 15 pessoas: uma gerente geral, uma coordenadora de qualidade, quatro analistas no laboratório de biologia, quatro analistas no laboratório de físico-química, dois analistas de campo e três motoristas.
FONTES DE ABASTECIMENTO DE SÃO CARLOS – As fontes de abastecimento de água na cidade estão distribuídas da seguinte forma: 11%, captação superficial do Espraiado. 26%, captação superficial do Ribeirão Feijão. 63%, captação subterrânea do Aquífero Guarani através de 35 poços profundos.
Para o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, a avaliação do Ministério Público acerca da qualidade da água que a autarquia fornece aos moradores de São Carlos é extremante positiva. “Mais do que isso: é estimulante e encorajadora para que continuemos com essa tarefa indispensável de manter a excelência de nossos serviços referentes a coleta, tratamento, armazenamento e distribuição da água de qualidade. O reconhecimento do MP, claro, enche de orgulho o SAAE e cada um dos seus servidores (especialmente os da ETA) e, ao mesmo tempo, dá um ânimo extraordinário para ampliar e aprimorar nossas atividades neste setor, dia após dia”.
Ouça o áudio do Promotor Flavio Okamoto: