4 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Multivacinação deve atualizar carteira de 14 mil crianças

Multivacinação deve atualizar carteira de 14 mil crianças

18/08/2012 14h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Multivacinação deve atualizar carteira de 14 mil crianças

Começa neste sábado, 18, das 8h às 17h, a Campanha Nacional de Multivacinação em todas as unidades de saúde da rede pública da cidade com o intuito de atualizar a carteira de vacinas de crianças entre as idades de 0 a 5 anos, ampliando a cobertura vacinal e reduzindo o risco de transmissão de doenças.

 

Às vezes por falta de tempo, esquecimento ou falta de informação, alguns pais deixam de vacinar seus filhos e assim não os imunizam contra doenças comuns até o cinco anos de idade. Em gotinhas ou injeção a proteção vacinal é essencial e indispensável aos menores.

A campanha ocorrerá até o dia 24 de agosto nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de acordo com os horários de funcionamento semanal. Serão oferecidos gratuitamente 10 tipos de doses do calendário básico de vacinação que estejam em atraso. A ação vai imunizar contra doenças como sarampo, difteria, tétano, coqueluche, algumas formas de meningite, febre amarela, hepatite do tipo B, entre outras enfermidades.

A expectativa em São Carlos é que 14 mil crianças sejam vacinadas. A estimativa do governo federal é que até o fim da campanha mais de 14 milhões de crianças menores de 5 anos compareçam aos postos de saúde para atualizarem as vacinas.

É indispensável que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de atendimento munidos da carteira de vacinação para que os profissionais de saúde identifiquem as doses em atrasos e faça a aplicação das vacinas.

Em caso de perda da carteirinha, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Edeltraut Zoia, orienta que as crianças devem ser levadas até a unidade de saúde que receberam as últimas vacinas. “Na unidade há uma ficha de registro em que constam todas as doses aplicadas nas crianças, assim que são verificadas as vacinas, uma nova carteira de vacinação é feita e entregue ao responsável”, explica Zoia.

Para esta campanha já estarão disponíveis as vacinas Pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VOP), lançadas neste ano. A primeira reúne em uma única aplicação a tetravalente que protege contra a difteria, o tétano, a coqueluche e a meningite e a dose contra a hepatite B. Já a VOP é indicada para crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x