Mutirão de cirurgias de catarata trata de 150 pacientes
O Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de São Carlos vai realizar mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata no próximo sábado (6) e no domingo (7). Cerca de 150 pacientes cadastrados passarão pelo processo cirúrgico, que dura de cinco a dez minutos, e terão alta no mesmo dia.
As pessoas que vão passar pela cirurgia já estão na lista de espera. “São casos de cataratas mais adiantadas, nos quais a pessoa tem uma limitação importante de visão, devido à espera para o tratamento”, justificou o oftamologista Luiz Otavio Ribeiro, um dos coordenadores do ambulatório. A campanha tem o objetivo de diminuir a fila de espera na região que chegou a 1,2 mil pessoas e hoje é estimada em 800 casos.
Segundo Ribeiro, tanto o procedimento cirúrgico, quanto a recuperação acontecem rapidamente. “A cirurgia é rápida e usa um colírio local então nem precisa de avaliação cardíaca. E a recuperação também é bem rápida. A grande maioria já sai enxergando bem do centro cirúrgico e terá que usar só um colírio quatro vezes por dia durante um mês”, explicou.
A doença – A catarata é uma doença ocular grave causada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que impede a passagem da luz e prejudica a qualidade da visão. Os sintomas mais comuns da catarata são a visão turva, borrada ou embaçada, grande dificuldade para enxergar à noite, aumento da sensibilidade ocular à luz, mudança frequente de óculos para enxergar melhor e a sensação de que as cores ficam mais amareladas.
O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, recomendado sempre que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida.
Quando haverá um proximo multirão, como conseguir uma vaga, mnha mãe 69 precisa pois esta aguardando a quase um ano, e só sai de casa acompanhada, moro em carapicuiba e segundo a ubs só fará em outro município, ela precisa mesmo, obrigada e aguardo uma resposta.