Maior da história

Mutirão “Dia E” realiza mais de 500 atendimentos no HU-UFSCar, reduzindo filas do SUS

Os três mutirões da Rede Ebserh neste ano totalizaram mais de 100 mil consultas, exames e cirurgias nos 45 hospitais

Meta mais uma vez ultrapassada! A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde realizaram, neste sábado (13), o maior mutirão de exames e cirurgias da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No terceiro “Dia E: Ebserh em Ação” de 2025, foram 54.068 consultas, cirurgias, exames e procedimentos especializados em um único dia nos hospitais. O HU-UFSCar ofertou 580 serviços e teve uma ocupação de 28, sendo: realizou 162 consultas, 259 exames e 22 cirurgias.

O aposentado Benedito Dorêncio realizou sua segunda cirurgia de catarata no HU-UFSCar. Ele chegou ao hospital às seis da manhã para o procedimento, mesmo sob chuva. “Eu vim na chuva. Agora vou finalmente fazer a cirurgia no outro olho e comprar meus óculos”, contou. Benedito aguardou dois anos para realizar a cirurgia no segundo olho.

Além dele, Márcia Gomes Balduino também celebrou a realização do procedimento. “Estava muito ansiosa. Esperei muito por isso, pois os vasos da minha perna afetavam minha autoestima”, declarou a boleira, que aguardava há três anos pela cirurgia de varizes.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase 5 mil profissionais da saúde e residentes da Ebserh atuaram no mutirão. “É determinação do presidente Lula: ele sempre tem nos ensinado a cuidar das pessoas, e reduzir o tempo de espera delas para fazer uma cirurgia, por exemplo, é parte deste compromisso”.

Padilha considerou este o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde. “Pela primeira vez, além dos hospitais universitários, as Santas Casas, hospitais filantrópicos e instituições privadas que atendem pelo Agora Tem Especialistas participaram de um esforço nacional conjunto. Esse é o SUS mostrando sua força e sua capacidade de mobilização”, afirmou o ministro da Saúde.

Segundo Arthur Chioro, presidente da estatal, “foi mais uma oportunidade de garantia de acesso às pessoas que esperam há muito tempo nas filas e, ao mesmo tempo, de aprimoramento dos nossos estudantes e profissionais, afinal de contas, somos hospitais universitários e temos compromisso com o SUS e com o ensino”.

“Ofertamos muito mais que as duas últimas edições do ‘Dia E’. Ao total dessas edições foram, mais de mil procedimentos para que a gente possa movimentar as filas cirúrgica e a necessidade de acesso à especialistas em nosso país”, destaca o superintendente do HU-UFSCar, Thiago Luiz de Russo.

Compartilhe:

Recomendamos para você

Serviços públicos
A Prefeitura informa que, em razão das festividades de Natal e Ano-Novo, alguns serviços públicos […]
Há 6 minutos
Magia de Natal
O Natal Solidário da ONG MID, realizado no domingo, 14, no Salão de Festas do […]
Há 32 minutos
Objetos esquecidos
A Santa Casa de São Carlos alerta pacientes e acompanhantes sobre a grande quantidade de […]
Há 1 hora