29 de Novembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Nas últimas 72 horas São Carlos registra 815 novos casos de Covid-19

Nas últimas 72 horas São Carlos registra 815 novos casos de Covid-19

Prefeitura aguarda resultado do Instituto Adolfo Lutz com análise de amostras para identificar variante de Manaus na cidade

18/03/2021 08h59 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
Nas últimas 72 horas São Carlos registra 815 novos casos de Covid-19 Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O Boletim Epidemiológico de São Carlos (SP) contabilizou até esta quarta-feira (17) 12.337 casos positivos de coronavírus. Nos últimos três dias foram registradas 815 novas pessoas contaminadas pela Covid-19. A Prefeitura de São Carlos afirmou que enviou, em 10 de março, ao Instituto de Medicina Tropical da USP dez amostras de pessoas contaminadas na cidade para identificar se a cepa P.1 (SARS-CoV-2), conhecida como variante de Manaus, já circula da cidade. Após esta análise os dados serão enviados ao Instituto Adolfo Lutz que remeterá o resultado ao município.

Dois novos estudos feitos por pesquisadores brasileiros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) trazem mais evidências de que a variante do coronavírus, originada em Manaus, é mais transmissível e pode escapar dos anticorpos formados por uma primeira infecção.

A linhagem, identificada em 17 Estados brasileiros, já foi encontrada em exames feitos pela USP (Universidade de São Paulo) em Araraquara, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, segundo dados das respectivas assessorias de imprensa das Prefeituras destas cidades.

As pesquisas apontam que a cepa P.1 (SARS-CoV-2), como foi nomeada, é até 2,2 vezes mais contagiosa, aumenta em dez vezes a quantidade de vírus nas células do doente e tem uma chance até 61% maior de escapar da imunidade protetora conferida por uma infecção prévia.

Segundo o professor Fernando Bellíssimo Rodrigues, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), que coordena as pesquisas, o rastreamento do SARS-CoV-2 busca analisar a impressão digital do vírus, material que difere de uma cepa para outra. “No caso, essa cepa P1 tem mutações nos genes que codificam a proteína Spike”, explica o professor. Spike é uma proteína multifuncional do SARS-CoV-2 e uma de suas funções é ligar o vírus à célula do hospedeiro e mediar essa entrada no interior da célula-alvo.

Para o pesquisador, a P1 trouxe mais dúvidas do que respostas em termos clínicos e epidemiológicos, pois as informações até agora reunidas são baseadas em relatos de profissionais que estão trabalhando em Manaus, no Amazonas, e em Araraquara, interior do Estado de São Paulo, mas nada ainda com confirmação científica.

O aumento da carga viral foi identificado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ainda não se sabe se o aumento de carga viral pode tornar a doença em adultos mais agressiva, mas o aumento da quantidade de vírus no organismo contribui para que essa cepa seja transmitida com mais facilidade.

Estudos preliminares mostraram que tanto a CoronaVac, vacina do laboratório chinês Sinovac, quanto a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, mostraram ser eficazes contra a variante de Manaus. A pesquisa sobre a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan.

Colapso

Região Central atinge 1.001 mortes pela Covid-19

A DRS-3 (Departamento Regional de Saúde), que abrange 24 cidades – incluindo São Carlos e Araraquara, atingiu nesta quarta-feira 1.001 mortes em decorrência do coronavírus e registrou 50.221 casos positivos,

Araraquara registrou 16.345 casos de Covid-19 nesta quarta-feira, 17, com mais 75 novas pessoas infectadas pelo coronavírus. Com relação às internações nos serviços hospitalares a taxa de ocupação está em 78% de leitos de enfermaria e 97% de UTI.

Foram notificados, até o momento, 299 óbitos decorrentes de Coronavírus sendo cinco nas últimas 24 horas. São três mulheres de 31, 52 e 61 anos e dois homens com 39 e 61 anos.

Em Rio Preto, nas últimas 24 horas, 271 novos casos da doença foram confirmados. Neste período, ocorreram 15 óbitos com resultados positivos para Covid-19. Desde o início da pandemia, Rio Preto notificou 201.375 atendimentos por síndrome gripal, dos quais 176.599 foram testados para Covid, com 124.835 resultados negativos e 51.764 resultados positivos. Dos confirmados, 47.781 já estão recuperados. O número de óbitos está em 1.254.

Em Ribeirão Preto até ontem foram 57.489 casos confirmados e 1.356 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 93,95%, sendo que são 248 leitos e destes 233 ocupados. A ocupação da enfermaria está em 87,82%.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x