4 de Outubro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > nChemi recebe prêmio “Startup do Futuro”

nChemi recebe prêmio “Startup do Futuro”

Startup do ParqTec é eleita uma das 100 empresas mais promissoras de 2023

15/12/2022 16h06 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
nChemi recebe prêmio “Startup do Futuro”

Na última quinta-feira (8), a nChemi – Engenharia de Materias, empresa instalada no ParqTec, recebeu o prêmio “Startups do Futuro”, na categoria Indústria e Indústria 4.0. O evento, promovido pelo Sebrae-SP e pela Wylinka, aconteceu no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP), na ocasião foram premiadas as 100 startups científicas mais promissoras de 2023.

O prêmio destacou as chamadas “deep techs”, empresas que desenvolvem tecnologias robustas e complexas, que normalmente são resultado de pesquisas acadêmicas e anos de estudos, ensaios, testes, desenvolvimento e certificações até finalmente chegar ao mercado.
“Foi uma satisfação estar entre as empresas vencedoras. São anos de dedicação e pesquisa. Trabalhamos para transferimos para a indústria a inovação de forma sustentável, melhorando processos, aumentando tempo de vida de ferramentas, equipamentos e máquinas”, afirmou Lucas Leite.

Atualmente a nChemi possui uma linha com 3 produtos que podem atender clientes de várias áreas, desde a médica e alimentícia, passando por transformação plástica até fabricantes de motores. Em 2022, seus principais clientes são: Razek, Tupy, WEG entre outras.

Entre as inovações da empresa está o Plenus Liv, que será disponibilizado para o mercado em breve, é um revestimento cerâmico antimicrobiano com ação permanente para superfícies metálicas e vítreas.

Ensaios de laboratório mostram que a superfície tratada tem potencial de inativar até 99% do vírus SARS-Cov-2, além de combater fungos e bactérias. Do corrimão à caçamba de caminhão, o Plenus Liv pode ser aplicado tanto em pequenas superfícies quanto em grandes áreas.

“Sua alta durabilidade o torna ideal para ambientes de alta circulação de pessoas, como locais públicos, transporte público e hospitais, e, sua ação bactericida e fungicida o torna ideal para ambientes industriais, como e reservatórios e tubulações”, conclui Leite.

Fundada em 2015, pelos cientistas e empreendedores Bruno Ramos de Lima, Tiago Conti e Lucas Leite, a nChemi é especializada no desenvolvimento de soluções baseadas em nanotecnologia.

No início, a empresa recebeu apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), através do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Durante os anos seguintes, teve projetos com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), SIBRATECN do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e Petrobras S.A.

Em 2017 a nChemi foi campeã do Mining Lab da Votorantim Metais (atual Nexa Resources) e em 2020 do Paint the Future da Akzo Nobel. “Também foi selecionada em programas do SEBRAE e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para interação com grandes empresas”, declarou Bruno Lima.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x