No primeiro dia de mutirão, agentes eliminam centenas de criadouros do mosquito
Prefeito Netto Donato fez questão de ir ao Mutirão para agradecer o trabalho dos agentes
![No primeiro dia de mutirão, agentes eliminam centenas de criadouros do mosquito](https://jornalpp.com.br/wp-content/uploads/2025/02/mutirao-dengue-5.jpeg)
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou na sexta-feira (7), pelos bairros Estância Suíça e Vila Marina, o mutirão contra a dengue. A ação continua neste sábado (8) na Vila Costa do Sol, Vila Brasília e no Tijuco Preto das 8h às 13h.
O mutirão mobilizou agentes de endemias, além de servidores da Secretaria Municipal de Conservação e Mobilidade Urbana e do SAAE que conduziram os caminhões para a retirada de lixo e inservíveis dentro e fora das residências.
O prefeito Netto Donato fez questão de ir ao Mutirão para agradecer o trabalho dos agentes. “O trabalho de vocês é essencial para reduzir o número de casos da doença e evitar surtos epidêmicos. Sem a atuação de vocês, poderia ser ainda maior o número de positivados, colocando em risco a saúde da população. Além disso, a presença dos agentes nas ruas e nas casas contribui para fortalecer a conscientização da comunidade, incentivando práticas preventivas no dia a dia. Para reforçar o time estamos com as inscrições abertas para um processo seletivo para a contratação de mais Agentes de Combate às Endemias”, ressaltou o prefeito de São Carlos.
Em 15 minutos de mutirão as equipes lotaram um caminhão grande com lixo e materiais jogados nas vias públicas e nos quintais das casas. Durante a força-tarefa, os agentes de endemias fizeram vistorias em diversas casas, orientando os moradores e eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Neste primeiro dia foram retirados 6 caminhões grandes com lixo e inservíveis.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins, foram encontrados diversos criadouros do mosquito. “Intensificamos as visitas domiciliares desde o início do ano, orientamos os moradores para eliminar possíveis criadores, mas mesmo assim hoje encontramos muitas residências que apresentaram condições propícias para a reprodução do mosquito. Algumas pessoas ainda não têm consciência da gravidade da situação e deixam seus quintais cheios de entulhos”, avaliou a diretora, ressaltando que o trabalho continua com mais ênfase, ainda, na eliminação de criadouros.
Wander Bonelli, secretário adjunto de Saúde, também acompanhou o mutirão representando o titular da pasta, Leandro Pilha, que cumpriu agenda em São Paulo no Encontro de Secretários Municipais de Saúde com o governador Tarcísio de Freitas. “A dengue é um problema de saúde pública, e somente com a participação de todos conseguiremos reduzir os casos. O trabalho dos agentes mostra que, com pequenas ações diárias, podemos evitar a proliferação do mosquito”, afirmou.
Neste sábado (08/02) a concentração das equipes também será a partir das 7h30 no Ginásio de Esportes Zuzão, localizado na avenida Araraquara, nº 422, na Vila Brasília. As equipes vão percorrer, das 8h às 13h, a Vila Costa do Sol, Vila Brasília e o Tijuco Preto.