7 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > No primeiro dia de mutirão, agentes eliminam centenas de criadouros do mosquito

No primeiro dia de mutirão, agentes eliminam centenas de criadouros do mosquito

Prefeito Netto Donato fez questão de ir ao Mutirão para agradecer o trabalho dos agentes

07/02/2025 18h27 - Atualizado há 28 minutos Publicado por: Redação
No primeiro dia de mutirão, agentes eliminam centenas de criadouros do mosquito

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou na sexta-feira (7), pelos bairros Estância Suíça e Vila Marina, o mutirão contra a dengue. A ação continua neste sábado (8) na Vila Costa do Sol, Vila Brasília e  no Tijuco Preto das 8h às 13h.

O mutirão mobilizou agentes de endemias, além de servidores da Secretaria Municipal de Conservação e Mobilidade Urbana e do SAAE que conduziram os caminhões para a retirada de lixo e inservíveis dentro e fora das residências.

O prefeito Netto Donato fez questão de ir ao Mutirão para agradecer o trabalho dos agentes. “O trabalho de vocês é essencial para reduzir o número de casos da doença e evitar surtos epidêmicos. Sem a atuação de vocês, poderia ser ainda maior o número de positivados, colocando em risco a saúde da população. Além disso, a presença dos agentes nas ruas e nas casas contribui para fortalecer a conscientização da comunidade, incentivando práticas preventivas no dia a dia. Para reforçar o time estamos com as inscrições abertas para um processo seletivo para a contratação de mais Agentes de Combate às Endemias”, ressaltou o prefeito de São Carlos.

Em 15 minutos de mutirão as equipes lotaram um caminhão grande com lixo e materiais jogados nas vias públicas e nos quintais das casas. Durante a força-tarefa, os agentes de endemias fizeram vistorias em diversas casas, orientando os moradores e eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Neste primeiro dia foram retirados 6 caminhões grandes com lixo e inservíveis.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins, foram encontrados diversos criadouros do mosquito. “Intensificamos as visitas domiciliares desde o início do ano, orientamos os moradores para eliminar possíveis criadores, mas mesmo assim hoje encontramos muitas residências que apresentaram condições propícias para a reprodução do mosquito. Algumas pessoas ainda não têm consciência da gravidade da situação e deixam seus quintais cheios de entulhos”, avaliou a diretora, ressaltando que o trabalho continua com mais ênfase, ainda, na eliminação de criadouros.

Wander Bonelli, secretário adjunto de Saúde, também acompanhou o mutirão representando o titular da pasta, Leandro Pilha, que cumpriu agenda em São Paulo no Encontro de Secretários Municipais de Saúde com o governador Tarcísio de Freitas. “A dengue é um problema de saúde pública, e somente com a participação de todos conseguiremos reduzir os casos. O trabalho dos agentes mostra que, com pequenas ações diárias, podemos evitar a proliferação do mosquito”, afirmou.

Neste sábado (08/02) a concentração das equipes  também será a partir das 7h30 no Ginásio de Esportes Zuzão, localizado na avenida Araraquara, nº 422, na Vila Brasília. As equipes vão percorrer, das 8h às 13h,  a Vila Costa do Sol, Vila Brasília e o Tijuco Preto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x