25 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Nos últimos 30 dias, chove o dobro do esperado para janeiro em Itirapina

Nos últimos 30 dias, chove o dobro do esperado para janeiro em Itirapina

Grande volume de chuvas está desafiando trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos

29/01/2023 08h05 - Atualizado há 1 ano Publicado por: Redação
Nos últimos 30 dias, chove o dobro do esperado para janeiro em Itirapina

Itirapina registrou 370 milímetros de chuva nos últimos 30 dias. De acordo com a Coordenadoria da Defesa Civil, este índice pluviométrico do município ultrapassou a média esperada para o mês (em comparação a 2021/2022) que é de 200 milímetros aproximadamente.

Apesar de ser semelhante a realidade de muitos municípios, este grande volume de chuvas está desafiando o trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Itirapina.

A Prefeitura faz o monitoramento constantemente nos 700 quilômetros de estradas rurais para diagnosticar os pontos mais críticos, porém como o volume de chuva foi muito acima da normalidade e está castigando vários trechos na zona rural e urbana ao mesmo tempo, os servidores estão trabalhando com toda intensidade para amenizar os problemas, nos períodos nublados ou com sol.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Arnoldo Luiz Moraes, os servidores estão se esforçando ao máximo para fazer a manutenção, em regime de urgência, nos locais em que o acesso de veículos está comprometido. “Temos consciência que o serviço é maior do que a equipe da Prefeitura, mas estamos fazendo de tudo para socorrer os casos emergenciais”, sinalizou.

Na semana inteira, os servidores e maquinários estão fazendo a manutenção na região do Morro do Fogão e alto da serra. “Nossas equipes taparam valetas feitas pela chuva com material agregado misto e raspa de asfalto com o objetivo de reduzir locais propícios à formação de novos atoleiros e dar condições seguras de tráfego”, destacou.

Na quarta-feira (dia 25), as máquinas também fizeram um trabalho na região do Passa Cinco. Na cidade, as equipes fizeram a roçada no Jardim Europa, além de fazer a limpeza de ruas e tapa-buracos em vários bairros.

A Defesa Civil também está trabalhando de forma preventiva, diagnosticando áreas com maiores riscos e agindo rapidamente no auxílio da população.

NOVOS VEÍCULOS

Apesar dos desafios gerados por chuvas nesse nível acontecendo recorrentemente, Arnoldo destacou a agilidade das equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para reduzir os danos. “A prefeita Graça e o vice Lemão Sanches viajaram muito para batalhar por recursos para a cidade. Nunca Itirapina recebeu tantos recursos do Governo Estadual. Somente nos dois últimos anos, dos 11 veículos recebidos pelo município, seis deles como caminhão-pipa, uma caminhonete 4×4, um caminhão basculante, uma motonoveladora, uma retroescavadeira e uma viatura para a Defesa Civil com um kit de combate à incêndios estão nos ajudando a reduzir os impactos da chuva nas estradas rurais e na cidade também”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x