15 de Setembro de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Nossa Senhora da Conceição foi celebrada em Itaqueri

Nossa Senhora da Conceição foi celebrada em Itaqueri

Festa já é realizada há mais de 100 anos no pequeno vilarejo fundado pelos bandeirantes

20/12/2023 08h10 - Atualizado há 9 meses Publicado por: Redação
Nossa Senhora da Conceição foi celebrada em Itaqueri

Foi realizada entre os dia 8 e 10 de dezembro, a festa católica em louvor a Nossa Senhora da Conceição, uma tradição de mais de um século no Distrito de Itaqueri da Serra, em Itirapina.  O evento contou com com programação religiosa – missas e procissão e atrações diversas, entre elas quermesse, show musical, gastronomia, feira de artesanato e leilão de gado.

A Capela de Itaqueri, uma das igrejas mais belas da região e segunda mais antiga da Diocese de São Carlos, que tem em seu altar a imagem da padroeira vinda da Ilha da Madeira – Portugal, trazida pelos Bandeirantes, foi palco de várias missas durante as comemorações.  O santuário era um ponto de apoio para os viajantes e aventureiros e foi onde se formou o vilarejo.

A festa foi encerrada no domingo, dia 10 de dezembro, com a quermesse e todas as atrações. Uma Praça de Alimentação com assados, porções, pastéis e bebidas e um show sertanejo também abrilhantou a festa.  Um Leilão de Gado a partir das 13h encerrou o evento turístico, festivo e religioso.

Toda a programação é realizada pela Paróquia de Santo Antonio de Pádua, do município de Itirapina e com a participação de muitos voluntários de Itaqueri e de Itirapina.

 

Vila foi fundada por bandeirantes no Século XVIII

Itaqueri da Serra é uma vila originada por volta de 1770, provavelmente como área de parada de bandeirantes. Oficialmente o povoado foi fundado em 1781, com o nome de “Sesmaria do Itaqueri”. Era um ponto de parada para caravanas que iam da região de Mogi Mirim para Araraquara.

Em 1833 o Dr. José Ignácio Ribeiro Ferreira, secretário do governo de Martim Lopes Lobo de Saldanha, começou a construção das primeiras casas e prédios do que seria Itaqueri da Serra.

O povoado recebeu inicialmente grupos de colonizadores portugueses vindos da Ilha da Madeira. No centro do local foi construída em 1839 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, que possui uma pia batismal e uma imagem de Nossa Senhora da Conceição entalhados em carvalho trazidos da Ilha da Madeira.

A partir de 1840 começaram a chegar os primeiros grupos de escravos trazidos da África. Imigrantes italianos teriam chegado a partir de 1880. Em 1852 o povoado foi elevado à “Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Itaqueri”. Nos anos de 1871 e 1872 Itaqueri teve suas divisas demarcadas.

Mas quando começou a formação do povoado de “Itaqueri de Baixo”, no pé da serra, teve início a decadência da vila, pois os moradores começaram a se transferir para o povoado de baixo, passando este a ser a sede do distrito a partir de 1873.

Itaqueri foi uma das mais importantes aglomerações da região onde hoje está situado o município de Itirapina, sendo, portanto, considerada a vila onde o município de Itirapina nasceu.

Entre 1885 e 1887 começou a ser construída pela Companhia Rio-clarense uma ferrovia ligando a estação de Visconde do Rio Claro a Jaú. A estação original de Itirapina foi inaugurada pela Rio-clarense em 1885 com o nome de Morro Pelado, localizada na “Sesmaria do Baú”.

Em torno da estação nasceu um novo povoado que passou a atrair os habitantes da “Itaqueri de Baixo”, fato que propiciou o seu desaparecimento. Em 1900 a estação Morro Pelado passou-se a chamar-se estação Itirapina, em torno da qual foi formada a cidade de Itirapina.

Itaqueri da Serra tornou-se uma área economicamente secundária na região, pois o escoamento da produção por carroças tornou-se economicamente inviável. Lentamente Itaqueri da Serra entrou em decadência e acabou finalmente incorporada como distrito de Itirapina.

Está localizado a 18 quilômetros da cidade de Itirapina através da Rodovia Ulysses Guimarães, que liga a cidade de São Pedro com a Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano (SP-225

A vila possui poucas ruas e muitas casas que datam do século XIX e início do século XX. A Capela Nossa Senhora da Conceição é um dos pontos turísticos mais visitados, sendo que possui acabamento em azulejo português.

Outra ponto de visita é o cemitério, que abriga muito mais túmulos do que o número atual de habitantes da vila. Alguns túmulos mais antigos apresentam traços da arte bizantina, provavelmente feitos por escravos que vieram de Minas Gerais para trabalharem nas lavouras de café.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x