Novo semáforo entra em operação
Foi colocado em operação na manhã desta sexta-feira, 4, o novo conjunto de semáforos instalados por técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Santa Filomena.
O novo equipamento viário tem por objetivo organizar as conversões à esquerda que ocorriam de forma desordenada e perigosa para os usuários deste cruzamento. Acompanharam o prefeito na ligação do semáforo a secretária de Transporte e Trânsito Regina Romão, o Superintendente das Administrações Regionais, João Pedrazzani, além de técnicos de manutenção semafórica e agentes de trânsito que permaneceram no local para orientar os motoristas sobre a operação do novo equipamento.
Para poder instalar o semáforo a Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos alterou na quinta-feira (3), a mão de direção em alguns trechos das ruas na região da avenida Getúlio Vargas, próximo ao cruzamento com a rua Santa Filomena. As ruas passaram a ter mão única de direção.
A rua Santa Filomena, entre a avenida Getúlio Vargas e rua Pe. Joaquim Cipriano de Camargo e entre a avenida Getúlio Vargas e rua Bispo Dom Gastão antes com mão dupla de direção, passou a ter mão única de direção, saindo da avenida Getúlio Vargas. A rua Pe. Joaquim Botelho, entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Santa Isabel e entre avenida Getúlio Vargas e rua Mário Migliato antes com mão dupla de direção, também passou a ter mão única de direção, saindo da avenida Getúlio Vargas.
A implantação do semáforo foi feita em parceria com a iniciativa privada, os equipamentos foram doados ao município pela rede de supermercados Savegnago. O projeto foi desenvolvido pelos técnicos da própria Secretaria de Transporte e Trânsito.
Para o prefeito Oswaldo Barba a instalação do semáforo era uma necessidade porque “temos no local um cruzamento de cinco vias e difícil ordenamento, por isso instalamos o semáforo para dar mais segurança para os motoristas e pedestres”, disse.
Barba ressaltou ainda que o semáforo faz parte de um grande conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura que envolve ciclovias e ciclofaixas para melhorar a mobilidade da população. “Para isso nós estamos fazendo120 kmde recapeamento na cidade, instalando semáforos nos cruzamentos mais críticos da cidade, sinalizando com faixas para pedestres. A ideia é dar mais segurança para todos, principalmente para o pedestre”, destaca.
Fluxo de veículos – A programação semafórica é constituída por três estágios, dois deles para as conversões. Possui oito planos de trocas diários para adequação a variação do fluxo veicular no decorrer do dia.
Estudo da Secretaria de Transporte e Trânsito de São Carlos identificou que os fluxos de veículos no local, no pico do almoço, são: 718 veículos equivalentes por hora no sentido centro-bairro e 646 no sentido contrário, totalizando 1.364 veículos equivalentes por hora nos dois sentidos.
A implantação foi orçada em R$ 29 mil e utilizou grupos focais a LED e também grupo focal com tempo regressivo – Ciclo Visual.