Novos radares da SP-310 ainda não estão em operação
O início da operação será avisado com antecedência
A assessoria de imprensa da EcoNoroeste, concessionária que administra o trecho da Rodovia Washington Luis (SP-310), informou que o radar eletrônico, instalado na altura do Jardim Embaré, no sentido capital-interior, ainda não está em funcionamento. O início da operação será avisado com antecedência. Também explica que as câmeras, localizadas na altura do Chibarro, não estão gerando multas aos usuários.
A Econoroeste salienta que, atualmente, existem dois tipos de dispositivos instalados nas vias:
Radares de Velocidade
São 45 pontos previstos no contrato de concessão da EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), todos possuem sinalização de velocidade estrategicamente posicionada e visível para alertar os condutores sobre sua presença e incentivar a redução de velocidade. Esses radares aumentam a segurança em áreas críticas, garantindo que todos respeitem os limites permitidos na via.
Câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres)
Esse sistema avançado de leitura de placas identifica cada veículo, registrando dados em tempo real. As câmeras OCR foram entregues à Polícia Militar Rodoviária (PMRv) para reforçar a segurança, auxiliando nas operações de fiscalização e controle de veículos em situação irregular.
Atenção: Nenhum desses equipamentos calcula a velocidade média ou realiza aferições antecipadas. Atualmente, estão em processo de homologação com o DER e, portanto, ainda não geram multas aos usuários.
A concessionária informará com 7 (sete) dias de antecedência sobre o início desta operação.