6 de Fevereiro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Oficina regional reúne mais de 30 municípios

Oficina regional reúne mais de 30 municípios

Evento marcou início da agenda estratégica dos municípios paulistas na nova gestão da saúde

06/02/2025 13h35 - Atualizado há 5 horas Publicado por: Redação
Oficina regional reúne mais de 30 municípios

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde sediou na última terça-feira (4), no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão”, a Oficina Regional de Acolhimento dos Novos Gestores de Saúde, coordenada pelo O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo COSEMS/SP com a participação das regionais de Araraquara, Ribeirão Preto, Barretos e Franca e os municípios interligados a cada um dos polos.

O evento marcou o início da agenda estratégica dos municípios paulistas na nova gestão municipal na saúde. Durante a oficina foram apresentados e debatidos os temas fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo aos novos gestores subsídios para enfrentar os desafios do primeiro ano de suas administrações.

A secretária municipal de Saúde de Guararema e vice-presidente do COSEMS/SP, Adriana Martins, falou da importância da oficina para os gestores das 4 macrorregiões, reunindo em São Carlos mais de 30 municípios. “O COSEMS tem, na sua dinâmica, sempre acolher os novos gestores, trazendo sempre temáticas que estão em pauta. Neste momento falamos das arboviroses, da questão do financiamento, da atenção primária da saúde, das ferramentas para gestão, planejamento e de prestação de contas”, explicou a vice-presidente do Conselho.

Leandro Pilha, secretário de Saúde de São Carlos abriu o evento e falou da integração dos municípios para a melhoria do SUS. “A integração dos municípios é um fator essencial para a melhoria da qualidade e da eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da complexidade da gestão da saúde pública, a cooperação entre os entes municipais permite a otimização de recursos, a ampliação da cobertura assistencial e a promoção de soluções mais eficazes para as necessidades da população”.

“Receber representantes das quatro macrorregiões de saúde é uma grande satisfação. Nosso objetivo é compartilhar instrumentos essenciais para a gestão, como o Plano Plurianual de Saúde (PPA), a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão, fundamentais para a execução do orçamento. O SUS exige investimentos constantes, e os municípios aplicam mais do que a lei determina, mas os recursos seguem insuficientes. O contingenciamento de verbas da União (Fonte 5), do Estado (Fonte 2) e da arrecadação municipal impacta diretamente os serviços. Muitas vezes, o orçamento previsto não se concretiza, dificultando a gestão. Além das consultas e emergências, há demandas complexas como exames, cirurgias e medicamentos. Com o envelhecimento da população, o desafio cresce, exigindo planejamento para equilibrar recursos limitados e garantir um atendimento digno. O apoio do COSEMS-SP é essencial para orientar os novos gestores e fortalecer a gestão”, ressaltou o secretário adjunto de Saúde, Wander Bonelli.

O 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, coordenado também pelo COSEMS-SP, será realizado nos dias 9, 10  e 11 de abril na cidade de Santos. Dentre as diversas atividades promovidas durante o encontro, destaque para os 10 cursos que serão realizados durante o evento. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://congresso.cosemssp.org.br/inscricoes/ .

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x