A capital paulista registrou 37,2°C neste domingo (28), a maior temperatura para um dia de dezembro em 64 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar disso, a cidade de São Paulo não foi a mais quente do Estado durante esta onda de calor.
Dados divulgados pela Defesa Civil de São Paulo, com base em estações meteorológicas do Inmet e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), mostram que diversas cidades paulistas registraram temperaturas superiores a 42°C. O município mais quente foi Pedro de Toledo, com 42,1°C, seguido por Miracatu (41,6°C) e Itaóca (40°C).
Na região central do Estado, a cidade de Descalvado se destacou como a mais quente, com 37°C, empatando com Monte Mor e Socorro, segundo as medições das estações meteorológicas. O recorde marca um aumento significativo nas temperaturas em relação aos últimos dias e evidencia a intensidade da onda de calor que atinge o Sudeste do Brasil.
O fenômeno é resultado de um bloqueio atmosférico, que dificulta a atuação de sistemas meteorológicos e favorece a persistência do calor. O aumento da temperatura também gerou preocupação com o consumo de água, que atingiu níveis elevados em várias cidades do Estado, levando o governo a alertar a população sobre uso consciente do recurso.
